Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Campeonato SABSEG: Ovarense “salva” Ovar e mantém-se no pódio a Norte

Escrito por em 24/10/2021

A 8ª jornada do Campeonato SABSEG terminou como 28 golos marcados nos 11 jogos disputados, um pouco aquém das rondas produtivas que a antecederam. Para os clubes de Ovar, o saldo geral cifra-se em apenas um triunfo em 3 jogos, sendo a AD Ovarense a responsável por “salvar” a honra do concelho numa tarde de futebol equilibrado no Marques da Silva.

Os vareiros receberam o Fiães e venceram por 1-0, S. Vicente e Válega perderam nas deslocação aos redutos de Paivense (4-1) e Fermentelos (3-1). Já o SC Esmoriz folgou no fim-de-semana desportivo, isto após ver o duelo contra Cucujães adiado devido a problemas de COVID-19 que afetam os Guerreiros da Barrinha.

UM GOLO QUE VALEU POR TRÊS PONTOS

A AD Ovarense teve de suar bastante para bater o Fiães SC, por 1-0, no Estádio Marques da Silva. O golo dos alvinegros seria apontado ainda na primeira parte, à passagem do minuto 23, por Mateus Arence, mas permitiu a recolha de 3 pontos e um salto para o 3º lugar da Zona Norte do SABSEG.

Perante um Fiães que, embora vindo de 3 empates consecutivos, já não perdia desde a jornada inaugural do campeonato, a Ovarense apresentou-se com algumas novidades na convocatória. O guardião Bruno Costa foi a grande surpresa do onze e, do banco de suplentes, Guga (ex-Avanca/Fiães) também teve oportunidade de se estrear poucas horas depois de ser anunciado como reforço oficial, nas redes sociais do clube. Já Bernardo Licastro, Aleksander Lopes e Juninho – os últimos dois envolvidos na polémica do dérbi em S. Vicente que tanta tinta fez correr – já não se apresentaram nas escolhas de Tiago Leite e a sua dispensa foi já confirmada em definitivo.

O duelo dentro das quatro linhas foi intenso, com uma Ovarense a controlar desde o golo, mas sempre com cautelas para travar um adversário fianense que mostrou argumentos, mesmo estando privado de nomes importantes como os de Miguel Mendes, Ivo Lucas ou João Carvalho.

De facto, foi difícil para a Ovarense criar grandes chances de perigo na baliza do Fiães. No entanto, a equipa da casa foi extremamente coesa e nem com as mudanças forçadas a que foi sujeita (Tiago Amaral e Vareiro saíram lesionados) acabou por ceder. A Ovarense até teve de regressar a um sistema de quatro defesas, que já não usava de forma fixa há muitos jogos, mas passou no teste com folha limpa e com uma resposta que, segundo Tiago Leite, foi dada «em família e apenas com jogadores que sentem o clube».

Beneficiando do empate entre Florgrade e União de Lamas (2-2), a Ovarense ganha pontos aos mais diretos rivais. Quanto à classificação da parte cimeira da tabela da Zona Norte… essa está ao rubro. O União de Lamas é líder com 18 pontos, seguem-se Paivense (17), Ovarense (16) e Florgrade (14) na perseguição.

O CORVO CAIU A PIQUE EM CASTELO DE PAIVA

Depois de um empate no dérbi concelhio onde se mostrou a bom nível, o S. Vicente Pereira procurava dar seguimento ao melhor momento de forma da temporada. Só que, em Castelo de Paiva, o Corvo caiu a pique perante uma das sensações do Campeonato SABSEG.

A jovem equipa do Paivense venceria mesmo por 4-1, aplicando a mais pesada derrota da temporada ao S. Vicente. O golo de Manu Alves seria o único ponto de honra do conjunto de Ovar, insuficiente para compensar os que Everton, Edu, Gustavo e Drula apontaram para os homens da casa.

O S. Vicente Pereira confirma a tendência de sofrer em todos os jogos – e sempre antes de marcar. Contra Cucujães, Carregosense e Cesarense, os Corvos até encetaram excelentes reviravoltas e somaram triunfos importantes, mas este é dado estatístico que terá de ser revisto o mais depressa possível por Paulo Gomes e os seus liderados.

Para já, o S. Vicente Pereira assenta no 7º lugar da classificação, perdendo balanço para o Top 4 mas mantendo Paços de Brandão (5º) e Fiães (6º) à mesma distância. Com 10 pontos somados, os vicentinos vão à procura do comboio das vitórias, na próxima semana, no dérbi contra o SC Esmoriz.

VÁLEGA «FOI MELHOR» MAS CONTINUA SEM VENCER

O Válega perdeu em Fermentelos por 3-1 e continua a ter dificuldades na Zona Sul do Campeonato SABSEG. Na casa de um adversário direto pela manutenção, o conjunto de Gonçalo Muge dividiu sempre as despesas do encontro mas, mais uma vez, não foi além de um desfecho negativo.

Armando estreou-se a marcar no SABSEG, mas o golo do centro-campista foi insuficiente para traduzir em pontos as aspirações da turma do Sargaçal. As oportunidades até surgiram com frequência, porém faltou sempre discernimento para, efetivamente, materializá-las. Ainda assim, à Rádio AVfm, Gonçalo Muge afirma que «o Válega fez a melhor exibição da época e foi superior ao Fermentelos», deixando ainda duras críticas ao trio de arbitragem.

Perdendo terreno para os Leões da Pateira, o Válega é cada vez mais último da sua Zona. Com 1 ponto em 8 jogos, ainda que mantendo a distância de 3 pontos para Alba e Vista Alegre, os valeguenses sabem que na próxima ronda têm uma missão espinhosa pela frente: na calha estará a LAAC, uma das equipas com orçamento mais avultado da Zona Sul e atual 6º classificado da tabela.


Imagem: Pedro Silva
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *