Campeonato SABSEG: Ovarense supera líder Fermentelos; Florgrade e S. Vicente Pereira marcam passo
Escrito por AVfm em 18/12/2022
Foi com nervos à flor da pele e uma grande vitória que a AD Ovarense fechou o ano de 2022. Os vareiros foram capazes de vencer o líder da Zona Sul e sensação do SABSEG, Fermentelos, por 3-2.
A vitória da Ovarense acabaria, no entanto, por ser a única do concelho de Ovar na 13ª jornada do Campeonato SABSEG. Na Zona Norte, tanto Florgrade como S. Vicente Pereira foram derrotados – os corticeiros pelo Lobão (0-2); os corvos pelo Cesarense (1-3).
OVARENSE ACREDITOU ATÉ AO FIM
No jogo grande da 13ª jornada da Zona Sul, Ovarense e Fermentelos proporcionaram um grande duelo de futebol no Estádio Marques da Silva. O triunfo acabaria por sorrir aos alvinegros, com um 3-2 muito construído através de um final impróprio para cardíacos.
Durante 90 minutos de domínio repartido, a vitória até esteve perto de sorrir ao conjunto da Pateira. Aos 85 minutos, fruto de erros individuais da Ovarense, o Fermentelos vencia por 2-1. Até então, um auto-golo e Tika colocavam os visitantes na dianteira, tendo Filipe Carvalho marcado para a Ovarense à meia-hora, na altura o 1-1.
Embora perto da derrota e sem nunca estar na dianteira do marcador até bem perto do apito final, a exibição coletiva da Ovarense foi novamente positiva. A equipa às ordens de Cajó conseguiu ainda ter muito crença para, após ter sofrido o 1-2 aos 85′, remontar o resultado e resgatar os 3 pontos.
Gonçalo Semedo e Diogo Rodrigues voltaram a ser destaque, apontando, respetivamente, o 2-2 e o 3-2 final. Mesmo assim, Filipe Carvalho acabaria eleito o MVP Rádio AVfm do encontro, não só pelo tento apontado, mas pela grande exibição (mais uma) que fez no meio-campo alvinegro.
A Ovarense encerra 2022 dona do 3º lugar da Zona Sul do Campeonato SABSEG, com 24 pontos. Dentro dos quatro lugares de acesso à fase de apuramento de campeão, a formação de Ovar está já com 7 pontos de avanço sobre o 5º, Águeda, o principal perseguidor ao top 4 atual – Estarreja, Fermentelos, Ovarense e Pampilhosa.
FLORGRADE PERDE LIDERANÇA DA ZONA NORTE
A Florgrade foi derrotada pela segunda vez no presente Campeonato SABSEG. Em casa, diante do Lobão, os corticeiros acabaram por perder por 0-2 e, como consequência, desceram ao 2º lugar da classificação por troca com o União de Lamas – que venceu o Canedo por 2-1.
Num jogo de resultado incerto até aos 10 minutos finais, acabaria por ser Douglas Paula o carrasco da Florgrade. O ponta-de-lança brasileiro marcou aos 77′ e aos 82′ para consumar a vitória dos visitantes, chegando aos 8 golos no campeonato – o segundo melhor registo da prova, apenas superado pelos 9 de Everton, também do Lobão.
A Florgrade fecha assim 2022 com o pé esquerdo, continuando a somar 29 pontos. Para além de ter sido ultrapassada pelo União de Lamas, vê também a aproximação do SC Espinho (27 pontos), do próprio Lobão (25 pontos) e do Fiães (24 pontos), conjuntos que fecham o top 5.
S. VICENTE SEGUE LONGE DA TRANQUILIDADE
Ainda não foi desta que o S. Vicente Pereira sorriu no Campeonato SABSEG. Em visita ao Estádio do Mergulhão, casa do Cesarense, os vicentinos até fizeram uma exibição agradável, podiam ter saído de campo com pontos, mas acabaram derrotados por 3-1.
O segredo para o desfecho final do encontro esteve, acima de tudo, na capacidade do Cesarense em aproveitar as oportunidades de que dispôs. O S. Vicente Pereira até foi capaz de gerar lances de perigo ao longo do encontro, mas a intranquilidade vivida no seio da equipa poderá não ter ajudado nos momentos decisivos.
Balelo, aos 5 minutos, e Carlitos – um bis, 60′ e 90’+7 – marcaram para o Cesarense. Pelo meio, Luís Buena, aos 40 minutos, apontou o tento do visitantes, à altura o 1-1 que cifraria o resultado ao intervalo.
O S. Vicente Pereira está cada vez mais afastado da zona de manutenção. 10 derrotas e apenas 3 pontos somados em 13 jogos fazem com que os vicentinos ocupem o 9º e penúltimo lugar da tabela. Para além disso, tanto Mansores como o Cesarense estão já, respetivamente, com 7 e 10 pontos de vantagem sobre os corvos – tudo isto numa época em que descem os últimos 3 à 1ª Divisão Distrital.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva