Faixa Atual

Título

Artista

Atual

AV Despertar

06:00 08:00

Atual

AV Despertar

06:00 08:00


Campeonato SABSEG: Ovarense vence com 10 em campo e volta aos lugares de apuramento

Escrito por em 30/01/2022

As emoções foram vividas ao rubro na penúltima jornada da primeira fase do Campeonato SABSEG.

Numa tarde decisiva para decidir lugares de apuramento para a Série dos Primeiros e na luta pela manutenção, foi a Ovarense a única equipa do concelho de Ovar a fazer a festa da vitória. Os alvinegros sofreram para vencer o “lanterna vermelha” a Norte, Carregosense, mas alcançaram mesmo o 3 pontos e voltaram a posição de apuramento, ficando a depender de si mesmos na última jornada.

COM 10 AO CAIR DO PANO – SABE BEM GANHAR ASSIM

Foram precisos nervos de aço para que a Ovarense saísse de Carregosa com 3 pontos importantíssimos na luta pelo acesso à Série dos Primeiros do SABSEG. Depois de terem visto confirmada a perda de 6 pontos na secretaria e a descida ao 6º lugar da Zona Norte, os vareiros responderam em Cucujães (vitória de 2-0) e tiveram de unir muitos esforços para repetirem a dose perante o último, Carregosense: a vitória de 2-1 foi apenas alcançada em cima do tempo de compensação e com a equipa reduzida a 10 elementos – Guga fora expulso cedo, pouco depois dos 20′ da primeira parte.

O jogo foi marcado por várias peripécias que apimentaram a tarde. A Ovarense até começou melhor e cedo conquistou um penálti que viria a ser superiormente defendido por Carregosa no cara a cada com Luccas Marques. Ainda assim, a turma orientada por Bock continuou a carregar e, na sequência da penalidade, chegou ao golo noutro lance e fruto de uma finalização segura de Matheus Arence.

A vencer, a Ovarense pensaria ter o controlo do jogo e das emoções. No entanto, uma expulsão de Guga, ainda com cerca de 70 minutos por jogar, acabou por gerar algumas dúvidas quanto ao resultado final.

O Carregosense subiu as linhas e acreditou que podia ser feliz. Porém, com a entrada de Bruninho para fechar a lateral esquerda e após alguns reajustes, a Ovarense voltou a subir o seu nível de jogo. Mesmo que com menos atletas em campo, as melhores ocasiões da partida pertenceram sempre aos comandados de Bock. Que o diga Hudson, que podia ter marcado um golo de antologia, num lance onde fintou meia equipa do Carregosense e viu o seu remate embater com estrondo no poste.

Com apenas 0-1 no marcador, o Carregosense acabaria mesmo por ter a felicidade do empate já para lá dos 80 minutos. Diogo Leite marcou de cabeça, a passa de Jonathan Oliveira, e deixou os adeptos da Ovarense a fazerem contas na bancada… durante poucos minutos.

A Ovarense arriscou atacar o triunfo, independentemente das condicionantes que a partida apresentava, e foi feliz. O jovem Gonçalo Marques emendou um excelente cruzamento de Luccas Marques e, na primeira intervenção em campo após ter entrada um minuto antes, fez um golo importantíssimo. Tento esse que catapultou a Ovarense novamente para o 4º lugar da Zona Norte – beneficiando dos desaires de Paços de Brandão e Cesarense.

A Ovarense depende apenas de si para seguir para a Série dos Primeiros e, na próxima jornada, a última desta fase, encontra um rival direto. O Cesarense ainda tem hipóteses de roubar a vaga alvinegra e vem ao Marques da Silva para dividir um jogo que se espera eletrizante.

JD Carregosense – João Campos
AD Ovarense – Bock

FLORGRADE FOI VENCER A S. VICENTE PEREIRA

Sem Mário Marques no banco devido a isolamento profilático, o S. Vicente Pereira partiu para o duelo perante Florgrade com um onze marcado por ausências forçadas. Muller Sousa voltou a ocupar a baliza, Ashvin Praba apareceu a titular no lugar de Ratinho e a ficha de jogo vicentino não pôde contar com Paulinho, Ratinho, Ovie Prince, Litos e Berna – regressaram Pikas e Aki (este ao onze depois de já ter estado no banco).

Apesar das muitas mexidas, o S. Vicente Pereira voltou a mostrar ser um osso duro de roer e até marcou primeiro. Fredinho abriu o ativo cedo, aos 6′ minutos, voltando a faturar pela segunda jornada consecutiva.

A Florgrade, no entanto, responderia pouco depois. Em menos de 25 minutos, os corticeiros às ordens de João Aguiar virariam o texto, com golos de Diogo Guerra e Ben Koneh. O camaronês que, de resto, seria um autêntico quebra cabeças para a defesa do S. Vicente, evidenciando a sua velocidade e criatividade ao longo dos 90 minutos.

O jogo seria ainda marcado ainda por duas expulsões. O primeiro a receber a cartolina vermelha foi Manu Alves, por palavras ao juiz da partida. Depois, já na segunda parte, Ricardo Gomes, da Florgrade, também acabaria excluído do encontro, deixando o terreno de jogo com 10 elementos para cada lado.

O S. Vicente procurou o empate, mas este acabou por não chegar. Assim, os Corvos voltam a perder em casa, algo que já acontecia desde 8 de Dezembro, altura em que foram derrotados pelo CCR Válega em jogo da Taça de Aveiro.

A derrota confirma também que o S. Vicente Pereira já não tem hipóteses matemáticas de chegar aos quatro primeiros lugares da Zona Norte do SABSEG. Por seu turno, a Florgrade carimbou no Estádio Dr. Oliveira Santos esse mesmo acesso, pois já não pode ser ultrapassada por Canedo, Paços de Brandão e Cesarense – 5º, 6º e 7º respetivamente.

Antes de abordar a fase de manutenção, o S. Vicente Pereira terá ainda um último jogo para ganhar balanço na luta pela manutenção. Na 22ª e última jornada, viaja até Lamas para encontrar o União local.

ARC S. Vicente Pereira – Ricardo Silva
Florgrade FC – João Aguiar

ESMORIZ EMPATA NA ESTREIA DE JOSÉ MANUEL SÁ

Poderão ser sinais de uma equipa em recuperação? Isso ficará para verificar nas próximas semanas, mas o que é certo é que a estreia de José Manuel Sá no banco de suplentes do Esmoriz parece ter trazido uma motivação extra aos Guerreiros da Barrinha.

No Estádio do Bolhão, em Fiães, o Esmoriz voltou a somar pontos na árdua tarefa da manutenção, tendo empatado 0-0 contra os fianenses. Numa tarde onde mostrou ser compacto e com um onze marcado pelos regressos de Takeshi, Gabriel Oliveira e Ruben Tavares, o Esmoriz nem conseguiu regressar aos triunfos (são já 11 jogos sem ganhar), mas ficou com a baliza a limpa pela primeira vez (!) esta temporada.

Um sinal animador para uma última jornada de primeira e arranque de segunda fase onde a equipa precisa urgentemente de começar a somar pontos com muita regularidade. Recorde-se que o Esmoriz é, neste momento, 11º da Zona Norte, com 13 pontos e ainda a 16 pontos dos lugares de tranquilidade.

VÁLEGA PERDE COM GOLO DE FÁBIO PACHECO

Há quem diga que o “mundo é uma ervilha”. Se assim é, o Campeonato SABSEG será ainda menor.

Jogando com uma equipa mais composta do que na última semana (onde levou apenas 12 atleta a jogo), o Válega visitou o reduto do Vista Alegre na 21ª jornada da Zona Sul do SABSEG e, em Ílhavo, acabou derrotado por 3-1. Curiosamente, o golo inaugural do conjunto do Talé seria mesmo apontado por Fábio Pacheco, que há poucas semanas era capitão do Válega.

Golos que, de facto, apenas surgiram na segunda parte. Para o Vista Alegre marcariam Pacheco (47′), Samuel Oliveira (63′) e Mino (80′); pelo meio, Diogo Farias (58′) até marcou o que, na altura, era um empate no encontro.

O Válega tem 1 ponto no Campeonato e fecha a primeira fase no próximo domingo, em duelo perante o SC Alba.

[give_form id=”81006″]


Imagem: Pedro Silva
Texto: Pedro Silva
Entrevistas: Pedro Silva, Joel Magina
Áudio: Jaime Valente


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *