Campeonato SABSEG: Ovarense vence em Paços de Brandão e tranca 2.º lugar; Vareiros garantem Taça de Portugal na próxima época
Written by AVfm on 26/05/2024
Cai o pano de mais uma época de Campeonato SABSEG. A última jornada ficou marcada pelas definições finais da temporada: a Ovarense segurou o 2.º lugar e apurou-se para a Taça de Portugal, o Esmoriz perdeu mas garantiu o top 10 da classificação e o Estarreja foi o último a cair à 1.ª Divisão (juntando-se a Cesarense, Fermentelos e Mansores), mesmo ganhando na derradeira ronda.
OVARENSE FECHA ÉPOCA EM FESTA
Em boa forma no fecho de temporada, a Ovarense prometeu lutar pelo 2.º lugar do SABSEG e foi mesmo carimbá-lo, num jogo de nervos, a Paços de Brandão. Os alvinegros até podiam empatar no reduto da Briosa, mas acabaram mesmo por vencer por 1-2, terminando 23/24 com a vice-liderança e o regresso à Taça de Portugal.
Mas golos… só na segunda parte. Luccas Marques, ex-Ovarense, adiantou o Paços de Brandão aos 52′, dando esperanças à equipa de Tiago Leite – que, vencendo, destronava a Ovarense e ficava com um histórico 2.º lugar para si. Mas Gonçalo Semedo tinha outros planos para a última jornada.
O melhor marcador do Campeonato SABSEG garantiu à Ovarense o que tantas vezes garantiu ao longo do ano: golos e vitórias. Marcou aos 60′ e aos 74′, virando o jogo e selando, sem sombra de dúvidas, o estatuto de melhor marcador do campeonato. 27 tentos que fazem de Semedo um elemento imprescindível da Ovarense 23/24, naquela que foi a melhor época da sua carreira.
No encerramento de uma época atribulada, com o objetivo do título e da Taça de Aveiro falhados, onde a formação vareira teve 3 treinadores ao comando, um 2.º lugar (70 pontos) e um apuramento para a Taça de Portugal acaba por permitir uma saída positiva e dá alento para a próxima temporada.
A Ovarense voltará a ser candidata ao título a partir de setembro e terá o objetivo de subir de divisão. Para além do Esmoriz, que também se mantém no SABSEG, a Ovarense terá agora a companhia de outro concelhio, a Florgrade. Os corticeiros que, de resto, também deverão assumir a intenção de subida e serão rivais diretos da Ovarense nessa luta.
ESMORIZ PERDE EM VAGOS MAS SEGURA TOP 10
Com a permanência garantida desde a semana transata, o Esmoriz ainda dispôs da oportunidade de fechar o Campeonato SABSEG no 9.º lugar. No entanto, com derrota de 2-1 em casa da JuveForce, em Vagos, o Esmoriz terminou a época no 10.º posto.
A JuveForce, que precisava de vencer para ficar com a manutenção, naturalmente fez pela vida. Marcou cedo e à meia-hora, com tentos de Leandro Vieira e Filipe Simões, já vencia por 2-0. O Esmoriz ainda encetou resposta, mas o melhor que conseguiu foi reduzir, já na segunda parte, por intermédio do jovem Tiago Bernardes.
Com 38 pontos, a formação da Barrinha encerra a época com o 10.º lugar e sucesso no regresso à elite distrital. Uma temporada difícil, mas onde a juventude do Esmoriz soube sobressair, com o técnico Pedro Alves em bom plano, e praticou bom futebol, ganhando relevo numa divisão de nível de exigência bastante alto.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva