Campeonato SABSEG: Ovarense vence o dérbi, Florgrade vira contra o Alba; concelhios dividem liderança da classificação
Written by AVfm on 29/09/2024
E subitamente… ficaram dois. Ovarense a Florgrade são os únicos 100% vitoriosos do Campeonato SABSEG e estão já com 2 pontos de avanço para os principais perseguidores. Ainda assim, tanto vareiros como corticeiros tiveram uma 4.ª jornada difícil e onde estiveram a perder; a Ovarense virou o texto no dérbi contra o Esmoriz, a Florgrade também operou reviravolta na receção ao Alba.
ESMORIZ SAIU NA FRENTE, OVARENSE SOUBE AGIGANTAR-SE
Com um Estádio Marques da Silva vestido a rigor e pronto para o primeiro dérbi concelhio da época, Ovarense e Esmoriz apresentaram-se a bom nível na 4.ª jornada do Campeonato SABSEG. Com um 3-1 no marcador, a vitória sorriu aos alvinegros, mas até foi o Esmoriz quem começou melhor.
Gabi Ferreira foi quem fez a festa primeiro, marcando para o Esmoriz aos 11′. A perder por 0-1, a Ovarense mostrou-se reativa, nunca perdendo o rumo do jogo e criando perigo na baliza de Paulinho.
No entanto, foi apenas à lei da bomba que o empate apareceu. Maurício foi o autor do tento que igualou o jogo, aos 32′, com um remate potente de fora da área. O 1-1 que, de resto, foi o resultado registado ao intervalo.
Já na etapa complementar, a Ovarense foi mesmo mais forte, primeiro apontando o 2-1 por Gildo – estreia do brasileiro a marcar pelo novo clube – e depois encerrando qualquer dúvida em relação ao resultado com o 3-1 final, já perto do minuto 90, através de Boateng (Paulinho não ficou bem na fotografia).
Aproveitando o empate do SC Espinho e do Avanca e a derrota do Águeda, a Ovarense é agora apenas igualada pela Florgrade no topo da classificação. Alvinegros e corticeiros somam agora 9 pontos ao cabo da 4.ª jornada – recorde-se que a 3.ª ronda foi reagendada devido aos incêndios que assolaram o distrito de Aveiro na semana passada.
Já o SC Esmoriz, que até vinha de uma grande vitória em casa do Pampilhosa, voltou assim aos maus resultados. A turma às ordens de Pedro Alves soma 3 pontos em 9 possíveis, ocupando o 14.ª lugar do Campeonato SABSEG.
AD Ovarense – Ricardo Maia
SC Esmoriz – Pedro Alves
FLORGRADE TREME MAS NÃO CAI
Em Cortegaça, a Florgrade também seguiu o exemplo da Ovarense, vencendo e mantendo a invencibilidade no SABSEG. A equipa às ordens de Hélder Castro teve, no entanto, de sofrer (e muito) para superar o Alba.
O 3-2 final foi apenas conquistado aos 88′, com um importante golo de Cícero, o primeiro do forte ponta-de-lança pelo clube. A história do jogo teve, antes disso, voltas e reviravoltas no marcador.
Entrou mesmo melhor a Florgrade, que marcou cedo pelo nigeriano Basit Ahmed. Segunda jornada consecutiva do ex-Vila Real a faturar, começando a ganhar protagonismo de reforço de peso para a equipa do Buçaquinho.
Mas o Alba mostrou-se extremamente eficaz na segunda metade de primeira parte. Primeiro aos 22′, por Rúben Alves, e depois aos 40′, por Mário, operou uma reviravolta que deixava a Florgrade a perder ao intervalo.
Na segunda metade, Ricardo Machado indicou o caminho ao apontar o empate aos 64′. Foi mesmo preciso esperar pelo golo de Cícero, ao cair do pano, para confirmar 3 suados pontos.
Difícil mas proveitoso. A Florgrade até viu a Ovarense a ganhar, mas aproveita os deslizes de Espinho, Avanca e Águeda para assumir uma liderança a dois no campeonato. Os dois concelhios são mesmo os dois únicos ainda 100% vitoriosos e prometem um mano-a-mano intenso ao longo de 2024/25.eção ao Cucujães, formação ainda sem pontos somados.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva