Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Alegria de Viver

18:00 19:00

Atual

Alegria de Viver

18:00 19:00


Campeonato SABSEG: S. Vicente Pereira continua série invencível e já é vice-líder da Zona Norte de manutenção

Escrito por em 27/03/2022

A 5ª jornada da segunda fase do Campeonato SABSEG trouxe apenas uma vitória para equipas do concelho de Ovar e, no caso, uma vitória para um cliente habitual dos bons resultados – o S. Vicente Pereira.

Os Corvos receberam e bateram o Cucujães (2-0), na Zona Norte de manutenção. Na mesma série, Ovarense não foi além de um empate contra o Canedo (2-2) e o SC Esmoriz foi derrotado no Bolhão, pelo Fiães (3-0). Também pautada por derrotas ficaram marcadas as performances de Florgrade e Válega, no Apuramento de Campeão e na Zona Sul de manutenção respetivamente. Os corticeiros cederam em casa perante o Beira-Mar (0-1) e o Válega foi a Ílhavo perder com o Vista Alegre (2-1).

S. VICENTE PEREIRA EMBALA PARA A QUINTA

Mostrando uma forma invejável, o S. Vicente Pereira continua a dar passos muito firmes rumo a uma manutenção prematura. A turma orientada por Mário Marques cumpriu a sua missão perante o aflito Cucujães e a vitória de 2-0 dos Corvos foi mesmo construída bem cedo, ainda na primeira meia hora do jogo.

Com dois tentos de Manu Alves, o S. Vicente Pereira controlou as operações. Para o artilheiro vicentino, este foi o terceiro jogo a marcar de forma consecutiva, algo que tem ajudado Manu a escalar na lista de goleadores do campeonato: são já 13 golos na competição, apenas superados pelos de Everton (Paivense), Zé António (U. Lamas), Diogo Tavares, Marcelo Santiago, Luccas Marques (estes 3 do Beira-Mar) e Diogo Guerra (Florgrade).

No quesito coletivo, o S. Vicente Pereira está na melhor fase da época e, com 5 vitórias na série de manutenção, já avançou de uma posição de descida direta para o 2º lugar que ostenta atualmente na tabela da Zona Norte. A jornada foi ainda benéfica devido às notícias vindas do Marques da Silva, onde Ovarense e Canedo empataram e permitiram que os Corvos ultrapassassem esses dois rivais diretos.

OVARENSE FICOU A UM MINUTO DOS 3 PONTOS

Em Ovar, o duelo entre Ovarense e Canedo começou muito animado e cheio de golos desde o apito inicial. Os alvinegros até se apresentarem melhor no arranque, com um golo oportuno de Marmelo (’12), mas o Canedo respondeu de pronto por intermédio do defesa Bontchoé Mendonça (’21), num lance de bola parada.

Rapidamente a Ovarense voltou a uma vantagem animadora, na conversão de uma grande penalidade apontada por Tigas aos ’25. Esse foi o mote para que o jogo acalmasse no que ao mexer do marcador diz respeito. A Ovarense passou a tentar controlar o Canedo e, por seu turno, o conjunto às ordens de Ricardo Nascimento teve sempre vida difícil quando esbarrava com a organização defensiva vareira.

Ainda assim, e também pelo que fez no segundo tempo, o Canedo acabou por merecer o empate que só conquistou… num dos últimos lances da partida. A Ovarense já se preparava para recolher mais 3 pontos na sua caminhada quando, após ganhar um castigo máximo, Ramon voltou a marcar no campeonato e obrigou a uma divisão de pontos no Estádio Marques da Silva.

Resultado que não serve a nenhum dos conjuntos. Para a Ovarense em específico, a soma de apenas um ponto na 5ª jornada faz com que os alvinegros desçam ao 3º lugar da zona norte de manutenção, por troca com o vitorioso S. Vicente Pereira.

No rescaldo, Bock, técnico vareiro, admitiu a segunda parte menos inspirada da sua equipa e aponta alguns aspetos a corrigir para que a Ovarense não volte a ter dissabores que, ultimamente, têm sido mais frequentes que noutras fases da temporada.

AD Ovarense – Bock
Canedo FC – Daniel Tavares

ESMORIZ SEM HIPÓTESES EM FIÃES

O SC Esmoriz não foi capaz de contrariar a força do Fiães SC no encontro entre os dois, em casa dos fianenses. 3-0 foi o resultado num jogo onde rapidamente os homens da casa começaram a construir uma tarde tranquila.

Com golos de Miguel Anjos e André Mendy, aos 7 e aos 37 minutos, o Fiães partia para os balneários com uma liderança sólida. Na etapa complementar, Mendy ainda marcaria novamente e colocaria um ponto final na discussão.

Com uma segunda derrota consecutiva e embora ainda seja possível matematicamente, o SC Esmoriz já não pensa na manutenção e apenas em terminar a temporada de forma digna. Os comandados de José Manuel Sá até já lograram empates nesta segunda fase de temporada, mas continuam sem conhecer o sabor das vitórias desde que Miguel Rapinha era treinador da equipa, já lá vão 4 meses e 17 jogos volvidos.

VÁLEGA NOVAMENTE COM QUEIXAS DA ARBITRAGEM

Longe da capacidade exibicional da primeira fase da temporada e com uma equipa sem qualquer pressão gerada pela luta pela manutenção, o Válega visitou o Municipal da Vista Alegre e voltou a dar sinais de crescimento dentro do nível competitivo do Campeonato SABSEG.

Os jovem conjunto do Sargaçal perdeu por 2-1 contra os locais, mas foi um osso duro de roer e podia mesmo ter chegado aos pontos no tempo de compensação. Num lance de transição onde o Válega dispunha de oportunidade clara para empatar, o juiz da partida vislumbrou um fora-de-jogo que as imagens de vídeo confirmam ter sido mal tirado.

Queixando-se deste e doutros lances que apimentaram a tarde, o Válega volta a apontar o dedo às arbitragens e é o próprio treinador da formação vareira, Cláudio Maciel, quem deixa a nu o descontentamento, em entrevista à Rádio AVfm.

Para a história, e no que diz respeito ao jogo jogado, fica mais uma grande exibição de Diogo Farias, que marcou o golo de honra dos valeguenses (na altura, o 1-1 no marcador), um tento claramente candidato a golo da jornada no SABSEG.

Com o objetivo de chegar aos 10 pontos no campeonato, o Válega continua em busca do primeiro triunfo na elite aveirense. Atualmente com 3 pontos, têm ainda duas jornadas por cumprir até ao fecho da primeira volta da Série Sul de manutenção, perante Bustelo e Alba.

SC Vista Alegre – Miguel Rodrigues
CCR Válega – Cláudio Maciel

FLORGRADE FALHA ASSALTO À LIDERANÇA

A Florgrade recebeu o Beira-Mar naquele que seria um duelo decisivo na ânsia de se aproximar da liderança aurinegra no Campeonato SABSEG. Os corticeiros fizeram um jogo competente, mostraram estar ao nível dos seus rivais Beira-Mar e Paivense mas acabaram derrotados no Buçaquinho, em Cortegaça.

Bastou um golo de Marcelo Santiago, aos 68 minutos, para que o marcador ficasse sentenciado. Assim, a Florgrade não só viu a liderança e segundo lugar – e por consequência, uma eventual subida e acesso à Taça de Portugal – distanciarem-se como ainda perdeu o último lugar do pódio. O União de Lamas venceu o seu compromisso e ultrapassou o (agora) conjunto de Ovar depois de quatro primeiras jornadas de apuramento de campeão onde a Florgrade se apresentou invicta.

Na semana em que confirmou a mudança de sede para o concelho de Ovar, a Florgrade segue o seu percurso de afirmação na elite aveirense. Uma ascensão meteórica que lhe permite já estar no convívio dos candidatos à subida. Na próxima jornada, a turma orientada por João Aguiar visita o reduto do SC Paivense.

[give_form id=”81006″]


Imagem: Pedro Silva
Texto: Pedro Silva
Entrevistas: Joel Magina, Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *