Campeonato SABSEG: Tika deu os 3 pontos no tic-tac; Florgrade também venceu e tudo se mantém igual no topo
Written by AVfm on 27/10/2024
Ninguém cede no topo. A 8.ª jornada do Campeonato SABSEG trouxe vitórias para o trio da frente da elite distrital… mas com dificuldades distintas. Ovarense e Espinho arrancaram triunfos a ferros, já a Florgrade jogou mais cedo – no sábado – e passou com goleada pelo Relâmpago Nogueirense.
SEGUNDA PARTE TROUXE A MELHOR CORTIÇA
Num jogo antecipado para sábado, em Nogueira da Regedoura e diante do Relâmpago, a Florgrade venceu por 1-4. O resultado do jogo faz antever uma vitória tranquila dos corticeiros, mas isso só se efetivou na segunda parte. É que ao intervalo, as coisas pareciam divididas e, com 1-1 no marcador, foi preciso apelar ao banco para desbloquear por completo mais uma vitória no campeonato.
O jogo, que começou com um atraso de mais de 40 minutos devido a uma indisposição do árbitro escalado, abriu com mais uma entrada forte da Florgrade. Basit Ahmed, quem mais, voltou a mostrar ser um dos grandes reforços da presente edição do SABSEG, marcando aos 10′.
Mas o Relâmpago igualou a partida pouco depois, aos 16′, com golo de Diogo Gouveia. A etapa primeira foi sempre equilibrado, num campo de terreno pesado e com uma Florgrade a sentir algumas dificuldades de adaptação.
A solução estava no banco. Para a segunda parte, Hélder Castro lançou Cícero e Fábio Vieira e os dois mexeram completamente com o encontro. O inevitável Basit Ahmed chegaria ao bis aos 64′, antes de Cícero (70′) e Luka Oliveira (90+5′) fecharam um resultado a roçar goleada.
Relâmpago Nogueirense – José Santos
Florgrade FC – Hélder Castro
Um triunfo importante e na antecâmara da receção ao SC Espinho. A Florgrade segue 100% vitoriosa no Campeonato SABSEG (7 jogos, 7 vitórias, 21 pontos) mas, mesmo assim, tem os Tigres (19 pontos) e a Ovarense (18) à perna. Na próxima ronda, o duelo entre corticeiros e o 2.º classificado poderá ajudar a cimentar (ou não) a posição do conjunto de Cortegaça na liderança do campeonato.
COIO PAROU TUDO… OU QUASE
Em Ovar, o grito do golo só surgiu finalmente no último suspiro do Ovarense/Fiães. O 1-0 arrancado a ferros por parte dos alvinegros trouxe justiça ao marcador e só não foi conquistado mais cedo porque, na baliza fianense, o angolano Sebastião Coio fez uma exibição para mais tarde recordar.
De facto, foi só aos 90+5′ que Tika, entrado na segunda parte, deixou os adeptos da Ovarense tranquilos. Um golo oportuno de um avançado que mexeu com o encontro, isto após várias oportunidades desperdiçadas (e golos negados pelo guarda-redes) por parte da equipa de Ricardo Maia.
Tudo somado, esta é uma vitória suada e de margem mínima mas de extrema importância para as contas vareiras. À espreita de recuperar pontos para Florgrade e Espinho (que também venceram na jornada 8), a Ovarense entrará assim na 9.ª jornada (jogo fora contra o Bustelo) à distância de 3 pontos do topo do campeonato numa ronda onde os dois rivais diretos têm um confronto entre si.
AD Ovarense – Ricardo Maia
Fiães SC – Ricardo Pinheiro
ESMORIZ DERROTADO PERDE BALANÇO
Depois de uma derrota em casa do Lobão na jornada passada, o Esmoriz tentava regressar ao bom rumo na sua fortaleza. No entanto, em receção a outra das boas equipas do SABSEG, o Paços de Brandão, a equipa às ordens de Pedro Alves acabou novamente na mó de baixo – resultado final de 2-3.
O Esmoriz, que até começou bem e a vencer com golo de Mateo Nieto ainda na primeira parte, rapidamente percebeu que este seria um jogo difícil de abordar. É que os brandoenses responderam ainda melhor, com tentos de Luisinho (antigo avançado do Esmoriz) e de Roger Ramos (antigo defesa da Ovarense).
Vieirinha ainda deu esperança para a conquista dos pontos aos 83′, incorporando-se no ataque para o 2-2. Mas seria o Paços a rir por último e, logo no minuto seguinte, acabaria por compor o 2-3 final com uma grande penalidade convertida por Diogo Belinha.
Com duas derrotas consecutivas, o Esmoriz vai perdendo o comboio do topo do campeonato e está agora no 9.º lugar, com 9 pontos. Na próxima jornada, visita Avanca para um duelo diante de uma das equipas surpresa no arranque de época.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva