Campeonato SABSEG: Trio concelhio abre época ao ritmo dos bons resultados
Escrito por AVfm em 25/09/2022
Numa primeira jornada de Campeonato SABSEG marcada por muitos golos, houve bom desempenho do trio de clubes do concelho de Ovar. A Florgrade (Zona Norte) e a Ovarense (Zona Sul) venceram o Paivense e o Alba. O S. Vicente Pereira, na Zona Norte, empatou numa receção ao Fiães “imprópria para cardíacos”.
O Campeonato SABSEG trouxe ainda estreias positivas para os candidatos União de Lamas e Lobão, que triunfaram fora de portas perante Mansores (0-1) e Cesarense (1-3). Já o SC Espinho, outro candidato ao topo da classificação final, escorregou com um empate de 2-2 nas Valadas, terreno do Canedo.
PRIMEIRA PARTE DE LUXO PARA VAREIRO VER
Depois de uma pré-temporada prometedora, a Ovarense arrancou com o pé direito no Campeonato SABSEG. Na 1ª jornada da Zona Sul, recebendo o Alba, os alvinegros venceram por 2-0 e, principalmente na etapa inicial, deixaram um registo de excelente futebol perante uma bancada ávida pelo regresso das tardes de bola ao Marques da Silva.
Com um começo personalizado, a Ovarense já vencia por 1-0 com apenas 8 minutos de jogo – graças a um golo de cabeça de Gonçalo Semedo. Algo que ajudou à tranquilidade de um onze absolutamente transfigurado em relação ao da época passada (onde apenas resistiram Márcio Reis, Guga e Marmelo).
Em 45 minutos, a Ovarense anotou algumas oportunidades eminentes e vários lances onde a fluidez de combinações dos seus executantes deixa antever mais e melhor para o futuro. Com naturalidade, o 2-0 chegou com mais um golpe de cabeça (tirado a papel químico do primeiro), com Diogo Rodrigues na assistência (ele que também tinha estado no passe do 1-0) e Ricardo Gomes na finalização, aos 40′.
Embora a segunda parte tenha trazido uma Ovarense mais pálida ofensivamente, os vareiros acabaram por controlar as operações para gerir a vantagem de 2-0. O Alba até dispôs de algumas (e boas) chances para reentrar na discussão, entre as quais uma grande penalidade não concretizada por Rúben Pires, mas esbarrou sempre contra uma parede intransponível chamada Rúben Loureiro – o guardião ex-Avanca assumiu a baliza e a herança deixada por Renato Lopes, foi um esteio enorme entre os postes e acabou eleito MVP Rádio AVfm do encontro.
À nossa rádio, na reação após a primeira vitória oficial no cargo de técnico da Ovarense, Cajó mostrou-se satisfeito pelo resultado mas sublinhou a necessidade de trabalho para uma equipa que iniciou um projeto novo há poucas semanas.
«45 MINUTOS À S. VICENTE» PARA O PONTO
Com uma segunda parte frenética, o S. Vicente Pereira conseguiu ainda correr para um épico empate de 3-3 na primeira jornada do Campeonato SABSEG, isto após ter saído para o descanso a perder por 0-2 na receção ao Fiães, conjunto que se reforçou em larga escala para a nova época.
Os golos de Mário e Christyan, ainda na primeira meia hora de encontro, não auguravam algo positivo para a formação às ordens de Mário Marques. No entanto, uma expulsão para Letz, jogador dos visitantes, acabou por empurrar o S. Vicente Pereira para a recuperação a partir dos 42 minutos.
Com um segundo tempo de grande fulgor, os vicentinos não só empataram no espaço de 7 minutos (53′ e 60′), com golos dos estreantes André Duarte e Matthias Broomes, como ainda foram a tempo de colmatar o 2-3 que entretanto o Fiães também conquistou por Anderson Dedé.
Ao cair do pano, o brasileiro Ytalo Borba foi herói. Também em estreia pelo S. Vicente Pereira, o avançado tinha entrado no decorrer da segunda parte e foi apadrinhado por um golo no seu primeiro jogo oficial em solo português.
André Duarte acabaria eleito MVP Rádio AVfm, não só pelo golo apontado mas também pelo que acrescentou ao ataque do S. Vicente Pereira numa (já boa) parceria com Óscar Gomes dentro do 4-4-2 que é apanágio do técnico Mário Marques.
FLORGRADE PUXA DOS GALÕES DE CANDIDATO
A Florgrade abriu o seu Campeonato correspondendo às expetativas de um candidato. Em Castelo de Paiva, perante um Paivense muito mudado em relação ao que alcançou o segundo lugar da época passada, os corticeiros não deram aso a qualquer veleidade e vergaram os locais com um 4-1 incontestável.
O reforço Ricardo Barros, ex-Anadia, acabaria por ser figura de proa no primeiro tempo, apontando dois golos (10′ e 34′). Pedro Silva e Diogo Guerra completaram o marcador (Guerra já para lá do minuto 90), cabendo a João Cândido o tento de honra dos locais – o 1-3, à altura.
Num Zona Norte recheada de “trutas”, a Florgrade ganha já balanço na luta pelos 4 primeiros lugares e assume a liderança juntamente com União de Lamas e Lobão. Na próxima ronda, o conjunto às ordens de André Ribeiro recebe o Canedo, naquela que será a estreia oficial da temporada no Parque do Buçaquinho, em Cortegaça.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva