Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Canções de Abril

14:00 15:00

Atual

Canções de Abril

14:00 15:00


Cancro da Próstata foi o tema da palestra “Conversa com Saúde”, cujo ciclo terminou este ano em São Vicente de Pereira

Escrito por em 29/11/2022

No passado dia 18 de novembro, o Salão Nobre da Junta de Freguesia de São Vicente de Pereira Jusã recebeu a quarta sessão do ciclo “Conversas com Saúde”.
A iniciativa, coorganizada pela União das Freguesias de Ovar (UFO) e pelo Grupo de Voluntariado Comunitário de Ovar da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), percorreu as quatro freguesias agregadas na UFO, encerrando agora as temáticas ligadas ao cancro e prometendo voltar com outros assuntos de interesse em 2023.

Esta ação de educação para a saúde foi dedicada ao Cancro da Próstata, estando alinhada com a estratégia nacional “Novembro Azul”, o mês dedicado à consciencialização para a saúde do homem.

Jorge Maia, do executivo da UFO, adiantou que esta foi a última sessão de 2022, encerrando assim o primeiro ciclo das “Conversas com Saúde”.
Já Isabel Sousa, representante do Grupo de Voluntariado Comunitário de Ovar da LPCC aproveitou para agradecer a presença do público, o contributo de Mariana Felício, representante do Grupo Regional Centro da LPCC e da Dra. Rita Santos, assim como a participação do músico local José Carlos que assegurou um momento de animação no final.

Apresentação | Dra. Rita Santos

Rita Santos, médica no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, com formação em Oncologia Médica, começou por partilhar o seu contentamento ao ver uma sala composta e o público masculino bem representado.

O início da sua apresentação foi marcado pela explicação de conceitos gerais sobre o que é o cancro e o seu processo de formação. Posteriormente, avançou para o caso específico do cancro da próstata, tendo começado por analisar o órgão, mencionando que só conhecendo alguns fatores como o seu aspeto/dimensão, localização e função é que alguns sintomas podem ser melhor identificados e compreendidos.

A oradora explicou que a próstata saudável tem uma dimensão semelhante à de uma noz e que se situa na pélvis, abaixo da bexiga e atrás da base do pénis. Em conjunto com as vesículas seminais, é o órgão responsável pela produção do sémen. Partilhou também dados estatísticos nacionais como o surgimento de 6.700 novos casos em 2020, sendo o cancro mais frequente no homem.

A médica afirmou que este cancro, com baixa taxa de mortalidade, tem um desenvolvimento muito lento, com os sintomas a demorar bastante tempo a manifestar-se. Por esse motivo, explicou que, ao contrário do Cancro da Mama por exemplo, não há uma campanha de rastreio a nível nacional. Contudo, recomendou, à mínima alteração sentida pelo utente, que o mesmo exponha a situação ao médico de família, procedendo assim ao diagnóstico precoce.

Rita Santos prosseguiu a sua apresentação com a identificação dos sintomas como perturbações na micção (demora ao iniciar ou terminar a micção e o aumento de idas à casa de banho, sobretudo durante o período da noite), dor ao urinar, presença de sangue na urina ou no sémen e a sensação de peso abaixo da zona do umbigo.

A profissional de saúde confirmou que não há uma causa que provoque o cancro, mas que existem fatores de risco como a idade (mais incidente a partir dos 60 anos), genética, alimentação menos saudável e o consumo de substâncias como tabaco e álcool. Assim, aconselhou a um estilo de vida saudável, rico em atividade física e boa alimentação.

Rita Santos mencionou alguns métodos de diagnóstico, como o toque retal (perceber a dimensão e a existência de nódulos) e a análise PSA, que verifica os valores de uma hormona produzida pela próstata. Outros métodos são a ecografia da próstata via transretal, ressonância magnética ou a TAC. Para a confirmação da doença é realizada uma biópsia ao tecido da próstata.

José Carlos | Artista Convidado

A “Conversa com Saúde” prosseguiu com o esclarecimento de dúvidas de elementos do público e com um momento de animação proporcionado pelo músico local José Carlos que, para além de interpretar alguns cover’s intemporais, teve oportunidade de apresentar pela primeira vez um dos seus temas originais.

A Rádio AVfm esteve presente na iniciativa. Além do registo áudio da ação de educação para a saúde e do momento musical, que pode aceder clicando nos player’s respetivos, deixamos alguns instantâneos da noite:

« de 27 »

[give_form id=”81006″]


Fotos: Jaime Valente
Áudio: Jaime Valente
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *