Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Passe de Letra

19:00 20:00

Atual

Passe de Letra

19:00 20:00


“Cantar os Reis de Ovar” finalmente inscrito como Património Cultural Imaterial

Escrito por em 25/11/2020

Foi publicada, a 23 de novembro, no Diário da República, a inscrição do “Cantar dos Reis em Ovar” como Património Cultural Imaterial de Portugal, na sequência da candidatura submetida pela Câmara Municipal de Ovar em finais de 2016.

O Presidente da Autarquia, Salvador Malheiro, mostrou-se bastante satisfeito com a aprovação da candidatura, apesar da demora do processo, pois decorreram cerca de quatro anos desde a sua submissão.

É um dia muito feliz para Ovar, que vê uma das suas principais tradições inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. E é tradição que vamos continuar a promover e a divulgar.

disse o edil

Devido à pandemia Covid-19, a edição do “Cantar dos Reis 2021” não será realizada como em anos anteriores, contudo, haverá uma celebração simbólica, que não deixará que o dia passe em vão, adiantou Salvador Malheiro.

O anúncio acaba por coincidir com as comemorações dos 150 anos de Nascimento de António Dias Simões, um dos arautos desta tradição, no âmbito das quais estão previstas várias atvidades:

  • Exposição de António Dias Simões, patente desde 13 de novembro no Museu Júlio Dinis,
  • Apresentação do Livro “O Cantar os Reis em Ovar, da autoria de João Silva Costa, ainda sem data definida,
  • Apresentação pública do Espetáculo Troupe António Dias Simões, no dia 8 de janeiro, no Centro de Arte de Ovar. O momento será uma produção da Câmara Municipal de Ovar, dirigida por Pedro Martins, contando com o envolvimento de todas as Troupes de Reis. Dará a conhecer letras e músicas da autoria António Dias Simões, numa encenação contemporânea, mas fiel à origem.

Tendo em conta que a tradição vareira partilha características com outras práticas em Portugal e na Europa, designadas de “Cantar os Reis” ou “Cantar as Janeiras”, em Ovar esta prática sofreu, ao longo dos anos, um processo de codificação artística, social e performativa, considerada diferenciadora, pois adquiriu um recorte cultural próprio, sofisticado ao nível da composição musical e poética, e especializado ao nível da performance.

Assim, enquanto por todo o País se cantam “as Janeiras”, em Ovar as “Troupes” cantam “os Reis”, apresentando-se há muitos anos com letras e músicas originais, fazendo parte do programa cultural vareiro como uma marca insubstituível do nosso município.

Reveja a o espetáculo da edição do “Cantar os Reis” de 2020, no Centro de Arte de Ovar, transmitida em direto pela Rádio AVfm:

Poderá também consultar o “Anúncio n.º 265/2020 – Diário da República n.º 228/2020, Série II de 2020-11-23“, que autentica a atividade.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *