Capelas dos Passos e Procissões Quaresmais levam Ovar a integrar a Rede Europeia de Semanas Santas
Escrito por AVfm em 25/02/2023
As celebrações do período da Quaresma e da Páscoa em Ovar distinguem-se do resto do país pelas tradicionais Procissões Quaresmais e pelas Capelas dos Passos. Tal foi reconhecido por um comité internacional, com a Paróquia de Ovar a integrar a Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa.
Esta rede, dirigida por instituições de vários países incluindo Espanha, Itália, Malta e Eslovénia, pretende investigar e selecionar as práticas europeias mais simbólicas da Semana Santa, com a possibilidade de criar um dos itinerários culturais tutelados pelo Conselho da Europa.
A adesão formal da Paróquia de Ovar a esta rede irá decorrer em março, na cidade italiana de Palermo. Este interesse pela cultura religiosa de Ovar é o reconhecimento das características especiais da Quaresma vivida na cidade, nomeadamente o circuito das sete Capelas dos Passos e do conjunto das grandes e tradicionais Procissões Quaresmais.
Esta tradição remonta a séculos atrás, com as Capelas dos Passos que datam do século XVIII, sabendo que já existiam antes, quando eram móveis e construídas em madeira; e com as sete Procissões Quaresmais, cujos primeiros registos históricos são da década de 1590, século XVI.
De estilo rococó, estas capelas representam um registo arquitetónico e artístico único em Portugal, tendo sido consideradas Imóveis de Interesse Público, desde 1946.
O percurso efetuado pelas Capelas dos Passos simboliza a Paixão de Cristo:
- Capela do Passo do Pretório (Interior da Igreja Matriz)
- Capela do Passo da Queda (Rua Alexandre Herculano)
- Capela do Passo do Encontro (Rua Alexandre Herculano)
- Capela do Passo do Cirineu (Rua Cândido dos Reis)
- Capela do Passo da Verónica (Praça da República)
- Capela do Passo das Filhas de Jerusalém (Largo Mouzinho de Albuquerque)
- Capela do Calvário (Largo dos Combatente)
[give_form id=”81006″]