Carnaval mascarou-se de verão para desfilar em Válega
Escrito por AVfm em 24/07/2017
As máscaras e os disfarces voltaram a animar com fantasia o município de Ovar. Isto porque Válega fez ressuscitar a mais emblemática tradição do concelho, realizando na freguesia o Carnaval de Verão de 2017.
O centro da vila, na rua Irmãos Oliveira Lopes, foi o lugar onde se deu a passagem do desfile no último sábado, 22 de julho.
Vários figurantes mostraram-se ao público encarnando personagens como o palhaço ou o vampiro, fazendo regressar o espírito carnavalesco através dos trajes e das coreografias.
Como figurantes marcaram presença os grupos Sonhos de Violeta, Pândegos de Valdágua, Escola de Samba Juventude Vareira, Levados do Diabo, Marados, Escola de Samba Charanguinha, Xaxas e Bailarinos de Válega. Infelizmente, o grupo Foragidos de Mosteiró não pôde comparecer, conforme estava previsto.
Finalizada a festa, a junta de Válega, organizadora, agradeceu publicamente a colaboração de todos os envolvidos, reconhecendo que a freguesia ficou «mais viva» e que quem ganhou com isso foi a comunidade.
Se dúvidas existem relativamente à maneira como o município de Ovar por inteiro vive o Carnaval, com certeza que cada vez mais se dissipam. Válega foi isso mesmo, um exemplo de que a festa não é manifestação exclusiva de uma cidade ou freguesia. Contagia, pelo contrário, todo o concelho de forma descentralizada e cada vez mais com expressão em diferentes períodos do ano.