Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00


Casa da Junta de S. João acolheu evento dedicado aos Sinais e Sintomas do Cancro. Prevenir é o caminho!

Escrito por em 29/03/2022

A União das Freguesias de Ovar, S. João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã (UFO) promoveu, em parceira com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), uma ação de educação para a saúde.

A iniciativa decorreu no auditório da Casa da Junta de S. João – Polo de Inovação e Capacitação Social, na passada sexta-feira, dia 25 de março, com início às 21h00.

Boas vindas

Com uma boa plateia, o início foi marcado pelas boas vindas aos presentes, à oradora e à cantora convidadas. Jorge Maia, pelo executivo da UFO, Isabel Sousa pelo Grupo de Voluntariado Comunitário de Ovar e a Drª. Eliana Gonçalves em representação do Núcleo Regional do Centro da LPCC fizeram as honras da casa.

Unânime foi o interesse na realização deste tipo de atividades e o reconhecimento da sua utilidade para a comunidade. Ficou ainda explícita a vontade de concretizar eventos similares, no âmbito do esclarecimento e prevenção de doenças, levando-os às restantes freguesias pertencentes à UFO.

Drª. Ana Carlota Caetano | IPO de Coimbra

Seguiu-se a apresentação da Drª. Ana Carlota Caetano, a médica interna convidada do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra. Com a ajuda de uma apresentação em powerpoint e recorrendo a uma linguagem acessível, a palestrante passou em revista o tema da noite. Passando aos presentes informação sobre como identificar uma possível presença da doença, insistiu na prevenção como forma de deteção precoce de eventuais problemas que possam surgir, condição fundamental para o sucesso dos tratamentos.

No final da apresentação, houve espaço para que o público pudesse colocar dúvidas, prontamente respondidas de forma clara pela Drª. Ana Carlota Caetano, numa saudável troca de conhecimentos e pontos de vista.

Laura Rui | Artista convidada

Foi então a vez da vareira Laura Rui encerrar a noite, integrada no programa “Ação da Educação para a Saúde”, liderado pela junta de freguesia local. A cantora proporcionou momentos musicais intensos, com a desconstrução de temas conhecidos. Acompanhada de piano e loop station, encheu a sala com a sua voz, num apontamento repleto de significado, já que ela própria é uma sobrevivente de um problema oncológico.

A Rádio AVfm esteve presente na iniciativa. Além do registo áudio de todas as intervenções, que pode ser acedido clicando nos player’s respetivos, deixamos alguns instantâneos fotográficos da noite:

« de 22 »

[give_form id=”81006″]


Fotos: Jaime Valente
Áudio: Jaime Valente
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *