Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Agenda Cultural

21:00 22:00

Atual

Agenda Cultural

21:00 22:00


Casa-Museu de Arte Sacra de Ovar assinala 50 Anos com exposição em período Quaresmal

Escrito por em 21/03/2023

No passado sábado, 18 de Março, a Venerável Ordem Terceira de S. Francisco inaugurou a Exposição “50 Anos da Casa-Museu de Arte Sacra – A Coleção”, que estará patente até 5 de maio.
A iniciativa integra a programação cultural e religiosa que assinala o período da Quaresma e da Páscoa no território, promovida pela Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Ovar.

Nesta mostra, a Casa-Museu de Arte Sacra (CMAS) da Ordem Franciscana Secular de Ovar expõe as mais icónicas peças da sua coleção, nos mais variados suportes, congregando assim, diversas cronologias e tempos num mesmo espaço, permitindo uma verdadeira viagem pela História da Arte.

A inauguração da exposição foi marcada por uma visita guiada, promovida por Vera Marques Cruz, Ministra da instituição religiosa, e por Ricardo Rodrigues Pinho, Mestre em História da Arte, Património e Cultura Visual, que tem desenvolvido um grande trabalho na inventariação, catalogação, conservação e exposição dos artigos e ainda na investigação e registo das tradições religiosas em Ovar.

Joana Coelho | União das Freguesias de Ovar

Joana Coelho, membro do executivo da União das Freguesias de Ovar (UFO), parabenizou o espaço museológico pelo seu 50º Aniversário, comentando que a visita guiada foi bastante enriquecedora.

Domingos Silva | Câmara Municipal de Ovar

Domingos Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar (CMO), começou por recordar a altura em que frequentava a catequese e assistira à criação do museu, constatando que foi nutrindo um carinho pela missão do espaço que se dedicava à salvaguarda de artigos da igreja. O autarca parabenizou a CMAS pelo seu aniversário e por todo o trabalho que tem realizado na valorização do património religioso.
O vice-presidente explicou que a autarquia não consegue fazer tudo, mas tem a responsabilidade de apoiar pessoas que queiram trabalhar, para que, com as devidas condições, as mesmas consigam cumprir a sua missão.

Victor Pacheco | Paróquia de S. Cristóvão de Ovar

Victor Pacheco, Padre da Paróquia de S. Cristóvão de Ovar, enalteceu a obra da Casa-Museu de Arte Sacra, que encara como o testemunho da presença da Ordem Terceira Franciscana em Ovar há mais de 400 anos, com os elementos a contribuírem para o desenvolvimento da comunidade em vários setores. Além da exposição dos artigos, o Padre Victor mencionou o cuidado e a guarda das peças como a grande missão do espaço museológico, lamentando as perdas de artefactos que se vão verificando na Igreja portuguesa.
O pároco, que cada vez se sente mais vareiro, admitiu ter ficado impressionado com a riqueza do património religioso e edificado no território, assim como a quantidade de irmandades e confrarias, analisando que apesar da simplicidade do povo de Ovar, há um “coração muito rico”, com o património e as tradições locais a simbolizarem a devoção e a fé da população.

Dinocrato Formigal | Filho de Fundador

Dinocrato Formigal e Costa, filho de João Fernandes Arada e Costa, um dos fundadores da Casa-Museu de Arte Sacra, demostrou a sua satisfação e gratidão por ver que a missão do espaço museológico continua a ser cumprida, talvez melhor que nunca, não colocando em causa as boas vontades das gerações anteriores.
Dinocrato Formigal aproveitou a ocasião para doar à Casa-Museu, alguns documentos que conseguiu resgatar da antiga casa dos pais, incluindo um recorte do jornal da época “Notícias de Ovar” com a cobertura da inauguração da Casa-Museu de Arte Sacra e o manuscrito do discurso que o seu pai realizou aquando da inauguração, em 1973.

Vera Marques Cruz | Ministra da instituição religiosa

A última intervenção foi da Ministra da instituição religiosa, Vera Marques Cruz, que aproveitou a ocasião para convidar os parentes dos fundadores e toda a população de Ovar a visitar a coleção de artigos religiosos que fazem parte do património local, constituído por peça únicas.

A Rádio AVfm este presente na inauguração dos “50 Anos da Casa-Museu de Arte Sacra – A Coleção”, disponibilizando agora os registos das intervenções, que podem ser acedidos ao clicar nos respetivos players, a par de alguns instantâneos, captados por Jaime Valente:

« de 44 »

[give_form id=”81006″]


Fotos: Jaime Valente
Áudios: Jaime Valente
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *