CDU visitou o conjunto habitacional de Válega, verificando a enorme fragilidade social aí vivida
Escrito por AVfm em 17/08/2021
Uma delegação de Ovar da Coligação Democrática Unitária (CDU), que contou com a presença de Carlos Ramos, candidato à Câmara Municipal de Ovar (CMO), visitou o conjunto habitacional de Válega, localizado na Rua Dr. José Eduardo Sousa Lamy, onde se encontram várias famílias a residir numa situação de enorme fragilidade social.
De acordo com a comitiva, o conjunto habitacional encerra profundas deficiências a nível de estrutura, segurança e salubridade, não dispondo sequer de acesso à rede de saneamento básico.
A degradação das habitações é evidente, sujeitando os habitantes a más condições de isolamento e às intempéries. Com várias crianças e idosos a residir nesta situação, o problema assume uma maior dimensão.
Na zona em questão, existem uns antigos balneários completamente destruídos e vandalizados, tornando-se num autêntico foco insalubre e num perigo de saúde pública. Acrescenta-se à lista de problemas a ausência de um sistema de drenagem de águas pluviais, que origina inundações durante as chuvas, afetando as várias famílias.
Ciente de que os problemas assinalados são complexos, mas resolúveis, a CDU entende que a autarquia deverá ter outro desempenho, não sendo aceitável que o município tenha população em tais condições precárias.
O deputado municipal da CDU, Miguel Jeri, dirigiu à CMO um requerimento, apelando à adoção de medidas/mecanismos de apoio à reabilitação das casas, que garantam as mínimas condições de conforto e segurança no curto prazo, apelando igualmente ao estudo para uma solução a longo termo.
Nesse documento questionou a autarquia quanto às seguintes matérias:
- Pretende a Câmara Municipal de Ovar abordar este tema de forma clara, adotando medidas de apoio a reparações que garantam condições mínimas de habitabilidade?
- Pretende a Câmara estudar, conjuntamente com a população uma solução para os balneários situados neste perímetro?
- Pretende a Câmara instalar meios de drenagem de águas pluviais que protejam a comunidade das inundações a que têm estado sujeitas?
- Pretende a Câmara acompanhar a situação desta comunidade de forma integrada, procurando soluções conjuntas e em diálogo para os problemas sociais, de desemprego e de habitação que a assolam?
- Quando será uma realidade o acesso à rede de saneamento para esta comunidade?
Os comunistas entendem que é urgente tomar uma decisão relativamente ao edifício dos balneários, em diálogo e consonância com as necessidades da comunidade, que poderá passar pela sua recuperação ou demolição.
Carlos Ramos comprometeu-se a lutar por estes objetivos caso seja eleito Presidente da autarquia pela CDU. No entender do seu partido, as intervenções devem ser associadas a um estreito acompanhamento da situação social da comunidade, auscultando-a e levando em consideração as suas características e vontades.
A CDU afirma que é importante ter presente que a elevada taxa de desemprego contribui negativamente para esta calamidade social, pelo que apenas uma política de esquerda, visando o pleno emprego e salários dignos, poderá criar condições para a integração desta comunidade.