Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga faz balanço positivo do regresso à normalidade

Escrito por em 28/06/2021

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), que gere os Hospitais S. Sebastião de Santa Maria da Feira, S. Miguel de Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, apresenta um balanço positivo do desempenho assistencial durante os primeiros cinco meses do ano, comparativamente ao mesmo período do ano passado, marcado pelo início da pandemia Covid-19 em Portugal.

De janeiro a maio de 2021, as primeiras consultas aumentaram mais de 41%, para um total de 36.290. As consultas externas cresceram 33%, para o acumulado de 126.610.

Analisando a atividade cirúrgica, o grupo de unidades hospitalares efetivou 9.858 cirurgias, num aumento de 60% da atividade, sendo 6.688 relativas ao regime de ambulatório e 2.195 atos convencionais.

Nos primeiros cinco meses de 2021, o tempo médio de espera para cirurgia desceu de 140 para 49 dias, com o cumprimento dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG) a situar-se nos 88%, implicando uma diminuição de 65% na lista de espera. A mediana do tempo de espera para consulta baixou de 123 para 28 dias, com um cumprimento dos TMRG de 90%.

Miguel Paiva, Presidente do Conselho de Administração do CHEDV, realça a importância do empenho dos profissionais, patente numa forte dedicação, em lógica colaborativa entre todos os grupos, que deu origem aos números muito positivos agora conhecidos.

Foi planeado um programa de recuperação da atividade que havia sido adiada pela concentração de recursos no combate à Covid-19 no qual todos os serviços estão a participar e que nos permite acalentar a esperança de chegar ao final do presente ano cumprindo os tempos máximos de resposta garantida tanto na consulta externa como na cirurgia.

realçou Miguel Paiva

Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *