Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

16:00 16:05

Atual

Noticiário

16:00 16:05


Centro Pastoral Padre Aníbal inaugurado por Dom Manuel Linda após Eucaristia Solene na Capela do Furadouro

Escrito por em 18/09/2021

Decorreram no passado fim de semana, entre 10 e 12 de setembro, as comemorações das Festas do Mar do Furadouro, em Honra do Senhor e da Senhora da Piedade, com a pandemia Covid-19 a obrigar uma vez mais à adaptação dos festejos da romaria e das celebrações religiosas.

Contudo, a Comissão da Capela do Furadouro encetou todos os esforços para que a vertente espiritual permanecesse intacta, com a Recitação do Terço Mariano na sexta-feira, e a Realização da Missa Solene em Honra dos Santos Padroeiros do Furadouro, a qual foi presidida por sua Excelência o Reverendíssimo Bispo da Diocese do Porto, Dom Manuel Linda, no domingo.

Fique com os instantâneos captados por António Dias durante a manhã de 12 de setembro:

« de 83 »

Embora não se tenha realizado a majestosa procissão, com os seus andores e tapetes característicos, a Capela do Furadouro manteve-se aberta durante o período das festividades, para que os fiéis pudessem honrar os Padroeiros e outros Santos presentes, nas devoções, cumprir promessas ou ter momentos de oração pessoal.

Devido aos limites de lotação no interior da capela, a organização disponibilizou cadeiras no exterior, com acesso ao som e imagem da Eucaristia realizada no interior, de forma a que ninguém perdesse o momento religioso. Além disso, a Rádio AVfm transmitiu a missa em direto, através das redes sociais, com áudio e vídeo em livestreaming.

No final, o Bispo da Diocese do Porto procedeu à inauguração e bênção do Salão Pastoral Padre Aníbal, com esta designação em homenagem póstuma ao saudoso Padre Aníbal, que exerceu atividade de pároco na localidade do Furadouro, onde também residiu.

Na inauguração do moderno espaço polivalente, que servirá a comunidade local, com principal enfoque no funcionamento da catequese, estiveram presentes várias figuras públicas locais, como o Comandante João Mesquita, dos Bombeiros Voluntários de Ovar, Salvador Malheiro (Presidente da Autarquia), Pedro Braga da Cruz, (Presidente da Assembleia Municipal), Bruno Oliveira, (Presidente da União das Freguesias de Ovar), José Fragateiro (Presidente da Assembleia de Freguesia da UFO) e outras personalidades, para além de familiares do Padre Aníbal.

Reveja a Missa Solene em Honra do Sr. e da Sra. da Piedade:


Fotos: António Dias
Vídeo: Paulo Homem de Melo
Áudio: Jaime Valente
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *