Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

16:00 16:05

Atual

Noticiário

16:00 16:05


CHEDV realizou cirurgia na Coluna Vertebral com técnica inovadora pela 1ª vez em Portugal

Escrito por em 09/06/2023

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), com sede no Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, realizou uma cirurgia usando uma técnica inovadora da coluna vertebral que acelera radicalmente a recuperação do doente. A primeira intervenção do género decorreu em dezembro de 2022, tornando-se a primeira vez a ser realizada em Portugal.

O Serviço de Ortopedia do CHEDV realizou, com sucesso, a primeira cirurgia endoscópica biportal unilateral (Unilateral Biportal Endoscopy – UBE) no tratamento de hérnias discais lombares, tendo vindo a desenvolver um treino intensivo na nova técnica, estando neste momento já disponível para todos os doentes elegíveis.

O primeiro doente do CHEDV a ser submetido a esta intervenção cirúrgica apresentava uma hérnia discal lombar com ciatalgia (irradiação para o membro inferior e parestesias). Após a realização da nova técnica, o doente sentiu alívio da dor, tendo recebido alta na manhã seguinte.

Os benefícios da nova cirurgia Endoscópica Biportal Unilateral são significativos, uma vez que o trauma tecidual é muito reduzido e não existe nenhum dano muscular como nas grandes incisões, o que significa que o doente tem mobilidade imediata ao contrário da cirurgia convencional. Com esta técnica, o doente recebe alta num período de 24 horas após a intervenção e usufrui de uma rápida recuperação.

O Diretor do Serviço de Ortopedia, António Miranda, afirmou que o CHEDV procura acompanhar as evoluções da ciência e da medicina, o que permite fazer do Serviço de Ortopedia um centro de excelência. O responsável explicou que esta é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva e com bastante precisão, permitindo resolver muitas situações clínicas de forma mais atempada e sem internamento. António Miranda considera que se trata de um avanço relativamente a outras técnicas endoscópicas uniportais em que os procedimentos não eram tão acessíveis.

Em 2017, o responsável pela Unidade de Cirurgia da Coluna, Artur Teixeira, colocou o CHEDV como o primeiro dos Hospitais do SNS a realizar com sucesso as primeiras cirurgias endoscópicas a hérnias discais, num procedimento menos invasivo e de melhor recuperação.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *