Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

16:00 16:05

Atual

Noticiário

16:00 16:05


CHEDV tem novo procedimento para diagnosticar doenças e cancro do pulmão

Escrito por em 18/12/2023

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) tem disponível uma técnica diferenciada e fundamental para o diagnóstico e definição do estado do cancro do pulmão.

A Ecoendoscopia Brônquica (EBUS) é um procedimento minimamente invasivo, que permite ainda diagnosticar diferentes tipos de doenças pulmonares, nomeadamente sarcoidose, tuberculose ou doenças linfoproliferativas, numa ótica de melhoria do circuito de diagnóstico de diversas patologias.

Realizada por um médico, o procedimento utiliza um broncoscópio flexível, com uma sonda de ecografia acoplada, que permite a visualização da árvore brônquica e de estruturas circundantes, nomeadamente estações ganglionares ou lesões mediastínicas, permitindo a sua abordagem diagnóstica.

A equipa de Ecoendoscopia Brônquica é chefiada por Vanessa Santos e Rita Gomes. Para as médicas Pneumologistas do CHEDV, “a implementação desta técnica representa ganho efetivos para a saúde dos nossos doentes, diagnósticos mais rápidos, permitindo o tratamento atempado e assim maior possibilidade de cura, sobretudo em doentes com cancro no pulmão”.

A implementação desta nova técnica contou com o envolvimento dos serviços de Anestesiologia, Anatomia Patológica, Imagiologia e Pneumologia, que através deste trabalho em equipa permite proporcionar aos doentes do CHEDV os mais avançados recursos de diagnóstico e de estadiamento atualmente disponíveis.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *