Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Agenda Cultural

21:00 22:00

Atual

Agenda Cultural

21:00 22:00


Ciberataque provocou apagão na rede da Vodafone Portugal. Ainda há serviços indisponíveis

Escrito por em 08/02/2022

A operadora multinacional inglesa Vodafone viu a sua subsidiária portuguesa ser atacada ontem à noite. Os danos ainda continuam durante a manhã de hoje…

A Vodafone Portugal teve os seus serviços interrompidos na sequência de um ataque cibernético deliberado e malicioso, com o objetivo de causar danos e perturbações na rede. A informação foi adiantada pelo gabinete de comunicação da operadora, que foi atualizando o ponto de situação, de acordo com o evoluir dos acontecimentos ao longo da noite.

O alerta para problemas na rede foi dado ao início da noite de 7 de fevereiro, com a operadora a agir de imediato, identificando e contendo os efeitos, com o objetivo de repor a normalidade o mais rapidamente possível. Contudo, os serviços baseados em redes de dados, nomeadamente 4G/5G, a par dos serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital ainda se encontram parcialmente afetados.

Segundo a Vodafone, os serviços de voz móvel e de dados móveis já foram parcialmente recuperados, estando disponíveis, exclusivamente na rede 3G, em quase todo o território nacional.

A operadora adianta que a dimensão e gravidade do ato criminoso a que foi sujeita implica que a recuperação dos restantes serviços seja mais trabalhosa e prolongada, já que envolverá múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos. Assegura, contudo, que o restabelecimento funcional da rede irá acontecer progressivamente ao longo do dia de hoje.

Com uma investigação aprofundada ainda a decorrer acerca do ato criminoso, levada a cabo pelas autoridades competentes, a operadora ainda não tem qualquer indício quanto à possibilidade dos dados de clientes terem sido acedidos e/ou comprometidos.

A Vodafone continua determinada em repor a normalidade dos serviços no menor espaço de tempo possível, lamentando profundamente os transtornos causados aos seus clientes.

A empresa de telecomunicações assegura que tem uma equipa experiente de profissionais de cibersegurança que, em conjunto com as autoridades competentes, se encontra a investigar a situação para que esta possa ser plenamente identificada e mitigada.

A Rádio AVfm usa os serviços da Vodafone, pelo que o nosso telefone fixo se encontra, neste momento, indisponível. Poderão usar o número móvel 935 354 128 para entrar em contacto connosco. Temos todas as plataformas digitais em funcionamento, incluindo a emissão online, pelo que também poderão chegar até nós por esses meios ou através dos endereços de correio eletrónico habituais.

Não deixa de ser peculiar observar que hoje se celebra a 19ª. edição do Dia da Internet Mais Segura. Sob o lema Juntos Por Uma Internet Melhor, a questão para reflexão deste ano é “TU és TU online?“.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *