Ciclismo: O valeguense Jorge Henriques é o novo diretor desportivo da W52-FC Porto
Escrito por AVfm em 02/05/2022
Jorge Henriques, natural de Válega, é o novo diretor desportivo da W52-FC Porto. O novo homem forte dos portistas era, até aqui, responsável pela Académica EFAPEL e chega à sua nova equipa na sequência da “Operação Prova Limpa”, que ditou, imposta pelo Tribunal de Instrução Criminal do Porto, a suspensão de Nuno Ribeiro e José Rodrigues.
Juntamente com Jorge Henriques, Valter Sousa, que já desempenhou funções em várias equipas, entre as quais a Miranda-Mortágua, também segue para a W52-FC Porto e será adjunto do vareiro.
«Os ciclistas dizem que estão limpos e que não haverá novidades nos testes a que foram submetidos. Continuo a acreditar neles e por isso a equipa irá continuar», refere Adriano Quintanilha, presidente da W52-FC Porto, à imprensa nacional, no rescaldo do caso de alegado doping que assolou a equipa.
O contacto entre Quintanilha e Henriques remonta aos tempos de corredor do segundo, quando este representava a W52-Quintanilha de 1993, ano em que ganhou uma etapa na Volta a Portugal. Com triunfos em grande parte das provas nacionais, Henriques destacou-se ainda ao ser o primeiro no Porto-Lisboa de 1995, pelo Bom Petisco-Tavira, antes de terminar a carreira em 1997.
Foi vice-presidente da Associação Nacional de Ciclistas Profissionais e tornou-se depois diretor-desportivo da Ovarense, com a qual esteve no pelotão profissional até 2004, quando a equipa foi extinta.
«Depois de analisarmos a situação e falarmos com os ciclistas, chegámos a acordo com Jorge Henriques e Valter Sousa, duas pessoas bem conhecidas no ciclismo e homens responsáveis. Algo que, nesta altura conturbada que atravessamos, é o mais importante», revela Adriano Quintanilha.
A possibilidade da W52-FC Porto correr, no dia 15, a Volta a Albergaria ganha força e, a acontecer, será a primeira prova com Jorge Henriques como responsável e também a primeira no pós-“Operação Prova Limpa”.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva