Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Agenda Cultural

21:00 22:00

Atual

Agenda Cultural

21:00 22:00


Cinema: estreia «Abandonados»

Escrito por em 07/07/2023

Destaque da Semana 27/2023 (Estreia a 6 de Julho)

«Abandonados»

Este filme retrata a invasão nipónica de Timor Leste e a resistência que aí encontrou conduzida por uma pequena companhia australiana, que não se rendeu aos ocupantes, infligindo as primeiras derrotas ao exército japonês na sua marcha triunfal até aos confins do Pacífico. Mostra também como esse feito só foi possível graças ao apoio que os timorenses prestaram a essa força, com o fornecimento de abrigo, alimentos, transportes, informações e também como combatentes, em resposta aos assassinatos, pilhagens e violações de toda a ordem que muitos dos militares japoneses praticaram logo após o desembarque e durante o período em que aí estiveram.
Relata também como os portugueses que viviam no território, funcionários, plantadores e deportados por motivos políticos que tinham sido desterrados para Timor, se envolveram nessa resistência nas montanhas e como muitos deles foram assassinados ou morreram vítimas da fome, da doença e dos maus tratos.
“Abandonados” é uma história esquecida, de coragem, de sacrifício sobre-humano, que envolveu uma aliança inédita entre timorenses, australianos e portugueses, que souberam ultrapassar as suas diferenças culturais unindo-se contra um inimigo comum que não hesitava em cometer as maiores crueldades contra as populações locais e contra todos os que se lhe opunham.
É uma história recheada de episódios trágicos, heroicos, audaciosos e às vezes rocambolescos, protagonizados por homens comuns, que foram retirados do seu quotidiano rotineiro pela voragem de uma guerra à escala mundial, que lhes veio bater à porta. O filme narra também a situação dramática em que ficaram muitos destes homens, esquecidos e abandonados em Timor, após a retirada dos militares australianos, até serem evacuadas graças à luta persistente de um homem, que contra todos os obstáculos e dificuldades, tudo fez para salvar os seus companheiros, até ao seu sacrifício final.
Baseado em factos reais, este filme mostra-nos ainda os caminhos tortuosos da política e dos interesses dos estados sobrepondo-se aos interesses individuais, com toda a carga de injustiça e de desumanidade que muitas vezes isso acarreta.

«Abandonados»

Duração: 84 Minutos
Género: Drama-Guerra
País: Portugal
Ano: 2023
Classificação: Maiores de 14 anos
Realização: Francisco Manso
Elenco: Marco Delgado, António Pedro Cerdeira, Elmano Sancho, Joaquim Nicolau, Francisco Froes, Virgílio Castelo, Vitor Norte, Luís Esparteiro;

Semanalmente a Rádio AVfm mantém na grelha de programas espaço para a sétima arte. Convidamos-te a conhecer o «Grande Plano» e o «Destaque da Semana», ambos da responsabilidade de Fernando Rodrigues!

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto:  Fernando Rodrigues

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *