Cinema: estreia «Pacifiction»
Escrito por AVfm em 10/03/2023
Destaque da Semana 10/2023 (Estreia a 9 de Março)
«Pacifiction»
Na ilha do Tahiti, na Polinésia Francesa, o Alto-Comissário da República e funcionário do governo francês De Roller, é um homem calculista e de boas maneiras. Em eventos oficiais, bem como em estabelecimentos do submundo, toma constantemente a posição da população local, da qual a raiva pode emergir a qualquer instante. Ao mesmo tempo, surge um boato persistente: o avistamento fantasmagórico de um submarino que anuncia o reinício dos testes nucleares franceses.
Um “thriller” que vive tanto do esplendor artificial – a forma que o realizador Albert Serra tem de transformar o natural em criação de estúdio –, quanto do logro da política. O ator Benoît Magimel, na sua ambivalência de “moço de recados” do “statu quo”, na sua irreversível deriva pela traição, silhueta física desconfortável com o seu volume, tem “o” papel de uma carreira. É também por causa dele, que cruza com voracidade o cinema comercial com o cinema de autor e que se adequa às idiossincrasias de Serra, que se arrisca a ter aqui o seu filme de alcance mais transversal.
“Pacifiction” foi escolhido como filme do ano para os Cahiers du Cinéma, recebeu o prémio Louis Deluc, atribuído por uma vintena de críticos e personalidades, encabeçada pelo antigo presidente do Festival de Cannes, Gilles Jacob.
«Pacifiction»
Duração: 165 Minutos
Género: Drama-Thriler
País: Alemanha – França – Espanha – Portugal
Ano: 2022
Classificação: Maiores de 12 anos
Realização: Albert Serra
Elenco: Marc Susini , Benoît Magimel , Matahi Pambrun , Pahoa Mahagafanau;
Semanalmente a Rádio AVfm mantém na grelha de programas espaço para a sétima arte. Convidamos-te a conhecer o «Grande Plano» e o «Destaque da Semana», ambos da responsabilidade de Fernando Rodrigues!
[give_form id=”81006″]