Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Alma Lusitana

13:05 14:00

Atual

Alma Lusitana

13:05 14:00


Cineteatro da Murtosa vai ser reabilitado e acolherá uma Escola de Teatro

Escrito por em 01/07/2022

O Cineteatro da Murtosa foi, curiosamente, projetado por um arquiteto desconhecido, e vai agora ser alvo de obras de reabilitação. Posteriormente, as suas instalações virão a acolher uma escola de teatro.

A decisão foi adiantada pelo presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Batista, no dia em que o edifício, uma réplica do Teatro São João do Porto, foi classificado como Imóvel de Interesse Municipal.

O autarca murtoseiro salientou que o edifício, construído no início do século XX, tem um impacto arquitetónico cujo valor é reconhecido por muitos técnicos. Com uma planta tradicional, em forma de ferradura, aparenta ser uma réplica do Teatro de São João.

Joaquim Batista recordou que o mesmo foi “um investimento social da comunidade”, com a construção a ser financiada através da doação inicial de um conjunto de benfeitores e de uma subscrição pública. Como tal, sente ser seu dever preservar o espaço, tornando-o novamente num local de referência.

Durante décadas, o Cineteatro da Murtosa foi um “grande espaço cultural e social” do concelho, tendo ao longo dos anos, servido de quartel de bombeiros, sede dos escuteiros, colégio e Junta de Freguesia.

Sendo a Junta de Freguesia da Murtosa a proprietária do imóvel, esta celebrará um contrato com a Câmara Municipal, que assumirá a gestão e valorização do edifício. Na verdade, a proprietária não tem vocação, nem capacidade técnica e financeira para levar a cabo as obras de reabilitação.

Depois da intervenção, numa empreitada que custará cerca de 1,5 Milhões de €uros, o edifício irá recuperar a sua identidade, passando a funcionar como escola de teatro. O desejo do edil é dedicar o espaço ao estímulo e ensino dessa arte, sobretudo junto das comunidades escolares, ao mesmo tempo que devolve aos grupos de teatro amadores locais a possibilidade de “finalmente voltar a um espaço que já foi o deles”.

Joaquim Batista prevê que a requalificação possa começar no último trimestre de 2022. Adiantou também que os terrenos nas imediações já foram adquiridos pela autarquia para aí ser criado um parque de estacionamento.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *