Proibido circular entre Concelhos de 30 de Outubro a 3 de Novembro
Escrito por AVfm em 23/10/2020
- Circulação proibida entre Concelhos
A circulação entre Concelhos, em Portugal Continental, está proibida entre os dias 30 de Outubro e 3 de Novembro próximos. A limitação nestas datas, que abrangem o Dia de Todos os Santos, pretende que as aglomerações, sobretudo entre familiares, sejam menores.
A decisão foi tomada a 22 de Outubro, em Conselho de Ministros e anunciada pela Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, vindo reforçar as regras previamente impostas pelo estado de calamidade.
Explicando que a medida é aplicada a partir das 00h00 de 30 de Outubro, a Ministra revelou que “cada cidadão não pode circular entre concelhos, como aconteceu no passado”.
Relembramos que no período da Páscoa, de 9 a 13 de Abril de 2020 (quinta-feira a segunda), também foram proibidas deslocações para fora dos Concelhos de residência, com exceção dos cidadãos que tinham de se deslocar em contexto de trabalho.
Será um período em tudo semelhante a esse, em que voltará a ser necessário apresentar declaração justificativa, caso necessite mesmo de se deslocar para fora do Concelho onde mora.
“O que fazemos é uma limitação à circulação para contribuir para que as famílias não se juntem numa atividade que sabemos que é carregada de emoção e que propiciaria aquilo que, como sabemos nas últimas semanas, tem sido um dos principais focos de transmissão da doença, as atividades em família”
disse Mariana Vieira da Silva, Ministra da Presidência
- Três municípios no Norte em confinamento
Também foram definidas medidas especiais a aplicar aos Concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, a partir das 00h00 de 23 de Outubro, no âmbito do estado de calamidade. Garantindo que não haverá nenhuma cerca sanitária, Marta Temido, Ministra da Saúde, explicou que após o período de confinamento relacionado com as festividades, será possível circular livremente pelos três concelhos.
“Estes concelhos que foram objeto de medidas adicionais são concelhos que têm sofrido uma elevada pressão de novos casos”
explicou Marta Temido, Ministra da Saúde
Foi ainda feito o anúncio de que o dia 2 de Novembro será marcado como Dia de Luto Nacional para prestar homenagem a todos os falecidos e vítimas da pandemia de covid-19.
Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva