Colisão de embarcações na Ria de Aveiro causou morte de tripulante após projeção para a água
Escrito por AVfm em 17/01/2023
Na madrugada desta segunda-feira, dia 16 de janeiro, um homem com 55 anos de idade, natural da freguesia de Pardilhó, no concelho de Estarreja, faleceu na Ria de Aveiro, junto ao Terminal de Graneis Líquidos do Porto de Aveiro, na sequência de uma colisão entre duas embarcações.
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa recebeu o alerta a informar que duas embarcações de recreio tinham colidido, tendo sido ativados de imediato elementos do Comando-local da Polícia Marítima. Rapidamente também se apresentaram no local os Bombeiros Voluntários Novos de Aveiro, Bombeiros Voluntários da Murtosa, militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Murtosa, profissionais do INEM e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).
Segundo o publicado pela Autoridade Marítima Nacional, após a colisão entre os barcos, um dos tripulantes foi projetado para a água e ficou inconsciente. O homem foi resgatado e transportado por uma das embarcações para o Cais dos Pescadores de São Jacinto, onde foram efetuadas as manobras de reanimação por parte dos elementos do INEM, infelizmente sem sucesso.
Após várias tentativas, o óbito foi declarado no local pelos elementos do INEM. Foi contactado o Ministério Público e o corpo foi transportado para o Gabinete Médico-Legal de Aveiro.
Ao que tudo indica, as duas embarcações estariam na apanha de amêijoa e quando avistaram um terceiro barco, ao julgarem ser a Polícia Marítima, colocaram-se em fuga e acabaram por colidir.
A pessoa que seguia na segunda embarcação, apesar de ter sido abalroada também, conseguiu voltar ao barco pelos seus próprios meios e não necessitou de assistência médica.
As duas embarcações envolvidas na colisão seguiram para o cais, onde atracaram em segurança, sendo agora alvo de perícias por parte da Polícia Marítima.
[give_form id=”81006″]