Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00


Comunidade escolar foi convidada a pedalar pela saúde e pelo Planeta

Escrito por em 04/10/2022

No âmbito das comemorações da Semana Europeia da Mobilidade que se realizaram por todo o continente, a associação ambientalista local Amigos do Cáster associou-se, pelo segundo ano consecutivo, ao Ecoclube Júlio Dinis e ao Programa Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul (AEOS), na promoção da campanha “Pedalar para a Escola, pela tua saúde e pela do Planeta”.

A iniciativa quis consciencializar as pessoas para os benefícios da utilização da bicicleta como meio de transporte em ambiente urbano, incentivando a comunidade escolar e a restante a optar por este modo suave nas suas deslocações diárias.

Para tal, as entidades envolvidas divulgaram dados e conhecimentos científicos sobre as vantagens que o uso da bicicleta traz para o ambiente, para a comunidade e para a saúde e bem-estar do praticante. Nesse seguimento, foram partilhados um conjunto de materiais gráficos nas diversas plataformas de comunicação das 3 organizações, bem como nos 5 estabelecimentos de ensino que integram o Agrupamento.

Frederico de Sousa Lemos, presidente dos Amigos do Cáster entende que a iniciativa estava enquadrada no programa de educação ambiental da própria associação, assim como na parceria estabelecida com o AEOS há vários anos, cujo propósito é sensibilizar a comunidade escolar para a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis, de forma a incutir nos mais jovens “valores que os acompanharão na idade adulta e os definirão como cidadãos”.

“Pedalar para a Escola, pela tua saúde e pela do Planeta” lembra que a utilização deste meio de transporte suave nas nossas pequenas deslocações diárias contribui para a melhoria da qualidade do ar, a diminuição dos gases com efeito de estufa, o combate às alterações climáticas, a redução do trânsito, contribuindo ainda para a nossa aproximação à Natureza e para que os centros urbanos se tornem mais agradáveis.

Já para a nossa saúde, a iniciativa relembra que andar de bicicleta é um exercício saudável, trazendo benefícios físicos como a prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e cancro, além dos benefícios mentais como a diminuição do stress e ansiedade e a promoção da sensação de bem-estar.

Esta iniciativa foi registada como uma “Mobility Action” que integrou a campanha europeia da Semana Europeia da Mobilidade, tendo sido divulgada na plataforma MobilityWeek enquanto ação coletiva que promove a ideia da mobilidade urbana sustentável.

A Semana Europeia da Mobilidade é anualmente promovida pela Comissão Europeia, entre os dias 16 e 22 de setembro, com a última data a assinalar o Dia Europeu Sem Carros. O grande objetivo é sensibilizar a população para uma mobilidade urbana sustentável, promovendo mudanças de comportamentos em direção a opções de transporte mais limpas e inteligentes.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *