Comunidade subiu ao palco do Ovar Expande na 2ª. noite de concertos
Escrito por AVfm em 20/10/2025
A cada data do Ovar Expande, as conversas e concertos continuavam a expandir-se, e na última sexta-feira não foi diferente. Depois de uma noite de concertos inimistas e próximos de Mazela e Manel Cruz a 16 de outubro, no dia seguinte foi a vez de Bia Maria + Coro da Comunidade, Ela Li e Afonso Cabral subirem ao palco, numa noite calorosa e mais participativa do público.
Enquanto Bia Maria e o Coro da Comunidade se preparavam para o primeiro concerto da noite, Ela Li e Afonso Cabral participavam numa conversa com Gil sobre as suas carreiras, o papel dos cantautores, ghostwriting, entre outros temas, que podem ser ouvidos/vistos na íntegra no Facebook da AVfm.

Bia Maria + Coro da Comunidade
Bia Maria + Coro da Comunidade foi o primeiro concerto da noite. A sala estava completa e encheu-se ainda mais quando a artista entrou em palco. Despertou-se um clima de energia contagiante, e a relação de proximidade entre palco e público que o evento tem vindo a proporcionar contribuiu para um concerto tanto energético como harmonioso. A artista apresentou variados temas próprios, mas com uma característica única: a participação do coro da comunidade. Trata-se de um workshop que aconteceu a partir de dia 11, onde vários membros da comunidade Ovarense trabalharam em grupo com a artista em várias canções, que seriam depois interpretadas no concerto, que viria a ser memorável para cada um dos membros deste coro temporário. Durante o concerto percebemos que Bia Maria é bastante comunicativa e tem a preocupação de estabelecer uma ligação com o público, seja pelas histórias que conta ou pelas interações que tem com o público. “Qualquer Um Pode Cantar” foi não só o mote do seu workshop, como o grande tema do concerto e a canção que definiu a relação entre artista e público. Ficou provado, na sala Expande, que qualquer um pode mesmo cantar.

Ela Li
O concerto terminou e o público já descia para o piso inferior para acompanhar Ela Li, que trouxe um concerto visualmente quente, um toque sul-americano e uma timidez adorável. Para além de cantora e compositora, Ela Li é cineasta lisboeta. Antes de atuar em nome próprio, participou em diversos projetos musicais como Mirror People, Maria Reis e Flak. Em 2019 participou no Festival da Canção sob o nome artístico “Ela Limão”. Em 2023 lançou o seu álbum de estreia em nome próprio intitulado “Choradeira”. O álbum foi apresentado ao vivo pela primeira vez perante casa cheia no festival Super Bock em Stock e o videoclipe do single que deu nome ao álbum foi nomeado para os Berlin Commercial Awards. Foi um concerto especial, que fez uma ponte entre o início e o fim da noite. Ela Li apresentou vários temas próprios, que trazem um clima quente e influências sul-americanas. A artista viveu uma temporada no Uruguai e sentem-se essas influências na sua música e performance. Um concerto mexido, caloroso e diferente, que marcou o segundo dia de concertos do Ovar Expande.

Afonso Cabral
Afonso Cabral subiu ao palco para o último concerto da noite. Nascido em Lisboa em 1986, é músico, compositor e vocalista conhecido sobretudo como fundador da banda You Can’t Win, Charlie Brown. Além do trabalho com o grupo, colaborou com projetos como Minta & The Brook Trout e Bruno Pernadas, e escreveu canções para outros artistas, como “Anda Estragar-me os Planos”, apresentada no Festival da Canção. Em 2019 estreou-se a solo com o álbum “Morada”, e em 2024 lançou “Demorar”, um disco com colaborações de Manuela Azevedo e Shugo Tokumaru. O seu concerto foi uma mistura de delicadeza pop, arranjos elaborados e letras introspectivas. A sua música reflete uma procura pessoal e emocional pela sua identidade artística. Foi um concerto também caloroso, e sentiu-se mais uma vez a energia do público, que passou o início do fim‑de‑semana no Expande. “Resistir”, “Inércia” e “Anda Estragar-me os Planos” são alguns dos temas que foram ouvidos neste último concerto do dia 17 de outubro.
Foi assim que terminou o segundo dia de concertos do Ovar Expande. Uma noite mais calorosa e energética, contando sempre com a proximidade que o evento tem prometido ao longo das edições.
Confira alguns momentos da 2ª. noite de concertos do Ovar Expande 2025, pela lente de António Dias:
Confira também alguns registos de Bruno Santos:
Fotos: Bruno Santos e António Dias
Texto: Francisco Fidalgo, Maria Coutinho e Raquel Silva
Autor
AVfm
Opnião dos Leitores
Você também pode gostar
Continue lendo
AVfm 




