Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Concertos “Cantar os Reis” da UFO e da CMO juntam Troupes adultas e infantis para cantar a tradição

Escrito por em 03/01/2024

O “Cantar os Reis em Ovar” é uma tradição secular e integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal, desde 2020.
Com origens no século XIX, o Cantar os Reis foi adquirindo cunho próprio ano após ano, destacando-se pela harmonia melodiosa, conseguida pela poética e composição musical, intercalando o canto a solo e em coro, acompanhados por instrumentos de cordas.

Fortemente enraizada na comunidade, esta tradição identitária envolve centenas de reiseiros, que por estes dias visitam casas particulares, instituições, espaços públicos e comerciais, partilhando melodias e mensagens com as suas canções.

A União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira (UFO) promove mais uma edição de “Cantar os Reis”.

O edifício da Casa da Junta de São João recebe, no dia 4 de janeiro, quinta-feira, pelas 21h00, um encontro das Troupes de Reis Adultas do território da UFO.
No dia 5, sexta-feira, as Troupes Infantis vão (en)cantar com apresentações na Junta de Freguesia de Ovar.

Dias 6 e 7 de Janeiro, o Centro de Arte de Ovar (CAO) recebe dois concertos “Cantar os Reis”, repletos de tradição vareira, com as 25 Troupes do concelho a subirem ao palco da sala de espetáculos.
No sábado, às 20h30, irão atuar 15 Troupes de Reis Adultas. Já domingo à tarde, pelas 15h00, será vez dos reiseiros de palmo e meio, pertencentes a 10 Troupes, brindarem os presentes com as suas melodias.

A entrada é gratuita, estando limitada à lotação do auditório. Para mais informações contacte o Centro de Arte de Ovar através do email caovar@cm-ovar.pt ou do telefone 256 509 160.

Na impossibilidade de assistir presencialmente aos espetáculos no CAO, poderá contar com a transmissão em livestreaming realizada pela Rádio AVfm, na sua página de Facebook.

4 de Janeiro | 21h00 | Casa da Junta de São João
Troupes Adultas da UFO
5 de Janeiro | 09h30 | Junta de Freguesia de Ovar
Troupes Infantis da UFO

6 de Janeiro | 20h30 | Centro de Arte de Ovar
Troupes Adultas do concelho
7 de Janeiro | 15h00 | Centro de Arte de Ovar
Troupes Infantis do concelho

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *