Condições climatéricas impediram que a Procissão dos Terceiros saísse à Rua
Written by AVfm on 08/03/2023
No passado domingo, 5 de março, a primeira procissão quaresmal que integra as celebrações da Semana Santa em Ovar foi cancelada devido às condições climatéricas. Com início agendado para as 15h00, o tempo não permitiu a saída da Procissão dos Terceiros, também conhecida por procissão das Cinzas ou da Penitência.
Esta procissão acontecia inicialmente na Quarta Feira de Cinzas e mais tarde passou para o 2º Domingo da Quaresma, marcando o início deste tempo de recolhimento e penitência. Esta celebração é considerada uma das mais notáveis manifestações religiosas do território, dada a sua grandeza e envolvência.
A Procissão dos Terceiros é composta por 14 andores que figuram os principais exemplos de santidade franciscana. Única na sua configuração, é organizada pela Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Ovar desde 1663.
Mesmo sem a saída à rua, foi realizada a respetiva cerimónia religiosa, com os andores expostos na Igreja Matriz de Ovar. Confira alguns instantâneos registados por António Dias:
A próxima procissão quaresmal é a Procissão da Transladação da Nossa Senhora da Dores, a 17 de março, pelas 21h00, e procede à transladação da Imagem de Nossa Senhora das Dores da Capela do Passo do Calvário para a Capela de Santo António.
A próxima atividade, no âmbito do programa religioso e cultural promovido pela Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Ovar para celebrar o período da Quaresma, é a apresentação “Quadros Vivos de Caravaggio“. No dia 12, pelas 17h30, a Igreja Matriz de Ovar irá receber uma dramatização monumental das obras do pintor Michelangelo Merisi da Caravaggio, acompanhada de música sacra da época (Requiem).
[give_form id=”81006″]