Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Horóscopos

11:10 11:15

Atual

Horóscopos

11:10 11:15


CONTACTO estreou “Pranto de Maria Parda” no Centro de Arte de Ovar

Escrito por em 25/11/2020

O FESTOVAR – Festival de Teatro de Ovar, foi organizado pelo 27º. ano consecutivo pela CONTACTO – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar e chegou ao fim na sexta-feira passada, dia 20 de novembro.

O certame contou com a apresentação de sete peças teatrais, tanto produzidas pela CONTACTO como por outras companhias convidadas. O encerramento foi assinalado com mais uma estreia da companhia anfitriã.

Assim, a peça “Pranto de Maria Parda”, escrita por Gil Vicente em 1552, subiu ao palco do Centro de Arte de Ovar (CAO), sob a direção de Manuel Ramos Costa.

Do elenco da própria companhia, fizeram parte Andreia Lopes (Maria Parda), Dorinda Resende (Biscainha), Fausto Dias (João Cavalleiro), Laura Poças (Falula), Palmira Rodrigues (Branca Leda), António Ferreira (João do Lumiar ), José Ferreira (Martim Alho) e Inês Oliveira (Mulher do Povo).

Estivemos presentes e registamos alguns instantâneos do espetáculo:

« de 41 »

– Sinopse –

Trata-se de uma espécie de monólogo, no qual o autor dá voz a Maria Parda, uma grande apreciadora do vinho, que fala da dificuldade em encontrá-lo nas tabernas de Lisboa. E tão necessitada está de vinho que decide, então, pedir fiado aos taberneiros, em seis locais distintos, e de todos eles recebe a mesma resposta…

Dessa forma, sem obter o vinho que procura, Maria Parda decide então morrer, não sem antes apresentar o seu testamento – um desvairado discurso de despedida, no qual o vinho e as críticas à sociedade lisboeta da época predominam.


Fotos: António Dias
Texto: Irina Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *