CONTACTO organiza mais um “Festinfância”. O Teatro merece e precisa de novos públicos!
Escrito por AVfm em 31/05/2022
Após o cancelamento de duas edições, devido à pandemia Covid-19, o Festinfância está de regresso à cidade de Ovar. O Festival de Teatro, dedicado aos mais novos, é organizado pela CONTACTO – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar. Pretende animar as crianças das escolas vareiras e o público infantojuvenil em geral, enquanto cumpre a função de criar hábitos de consumo das artes de palco.
Já a decorrer, até 12 de junho, o Festinfância’22 – XII Festa de Teatro para a Infância prevê um total de 24 apresentações ao longo do evento.
Do alinhamento, fazem parte três peças, criações originais, que sobem ao palco do auditório da Casa da Contacto:
- “Play Outra Vez”
O primeiro trabalho apresentado foi “Play Outra Vez”, de Manuel Ramos Costa. Subiu ao palco no passado domingo, 29 de maio, numa interpretação dos alunos da Classe B da Oficina de Teatro 2021/22.
A peça aborda as relações entre os pequenos animais da floresta e a sua atribulada sobrevivência perante todo o tipo de ameaças. Está recheada de peripécias muito divertidas, mostrando como a astúcia dos pequenos consegue ludibriar os fortes. A perspetiva também é interessante, uma vez que é dado a entender que a peça decorre durante um ensaio e que o encenador tinha um feitio característico.
As personagens foram interpretadas por Carolina Gomes, Catarina Brandão, Eduardo Sousa, Ema Correia, Emmy Gomes, Iris Alegria, Maria Oliveira, Maria Poças, Mariana Fevereiro, Mateus Resende, Matilde Paulos e Diogo Filipe.
- “O Palhaço da Alegria”
Atores da CONTACTO vão interpretar, até 10 de junho, a peça “O Palhaço da Alegria”, escrita e encenada por José Ferreira.
O texto leva-nos para uma terra muito distante, onde vivia uma família imensamente feliz. Contudo, um dia, a Bruxa que vivia numa floresta próxima, ao passar pela casa da família feliz, ficou com inveja e lançou-lhes uma maldição. A partir desse dia, a família ficou sem vontade de trabalhar, de sorrir e de brincar… até que um vagabundo trouxe de volta uma esperança.
Ele sabia como acabar com aquela estranha doença. É aí que surge o Palhaço da Alegria, para voltar a dar ânimo e alegria àquela casa!
Dorinda Resende, João Martins, Laura Poças, Manuel Costa e Teresa Leite darão vida às personagens.
- “A Batata Azul”
A peça que encerrará o Festinfância é a “A Batata Azul”, de Teresa Leite. Será apresentada a 12 de junho, domingo, pelas 16h00, com interpretação da responsabilidade dos alunos da Classe A da Oficina de Teatro 2021/22.
A ação decorre nos bastidores do auditório, onde se vai realizar a grande final do Concurso “A Batata do Ano”.
Antes da grande gala há uma confusão entre rivais. Estão a postos todos os canais; o público vai poder votar na candidata preferida. Tudo aponta para a batata escolhida ser uma das mais populares, quando, para surpresa de todas, aparece uma nova candidata: a Batata Azul.
Todas as concorrentes, brancas, vermelhas, miúdas, grandes e ovaladas, ficam alarmadas com a estranha aparição. De onde virá a Batata Azul? Quem sabe se não será uma batata extraterrestre, uma batata intergaláctica! Mas será admissível aceitar a candidatura de uma tal criatura? Apresenta-se a candidata Batata Azul com todas as provas de existência bem claras e evidentes. O júri aceita-a e segue-se a votação. A decisão é do público…
Os mini-atores a subir a palco serão Beatriz Duarte, Constança Fula, Francisco Poças, Joana Silva, Leonor Cruz, Luana Neves, Margarida Resende e Soraia Tavares.
O 12º. Festinfância conta com o apoio da União das Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente Pereira Jusã (UFO), da Junta de Freguesia de Válega, dos Agrupamentos de Escolas de Ovar e de Ovar Sul, e do Município de Ovar.
Os espetáculos realizados durante a semana são destinados exclusivamente aos alunos das escolas básicas e jardins de infância dos territórios da UFO e de Válega. Já durante os fins de semana, as apresentações são abertas ao público em geral, mediante reserva de lugar.
No âmbito da Oficina de Teatro deste ano letivo, a CONTACTO vai também certificar 30 novos formandos, com idades compreendidas entre os 7 e os 16 anos, que apresentam no festival as produções resultantes dos 7 meses de formação que tiveram, nomeadamente, as peças de abertura e de encerramento do evento.
[give_form id=”81006″]