Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Sábado de Manhã

09:00 12:00

Atual

Sábado de Manhã

09:00 12:00


Covid-19: 7 dias de isolamento para Positivos e Contactos de Risco Assintomáticos

Escrito por em 30/12/2021

A Direção-Geral da Saúde (DGS) diminuiu para 7 dias o período de isolamento dos cidadãos infetados com a doença Covid-19, em todos os casos de ausência de sintomas. A nova regra também passa a ser válida para pessoas identificadas como contactos de risco, desde que assintomáticas.

A decisão de reduzir o período de isolamento profilático de 10 para 7 dias, vinha a ser debatida pela autoridade de saúde nacional. Esta, sustenta que a decisão acompanha as orientações de outros países, resultando de uma reflexão técnica e ponderada, face ao período de incubação da variante Ómicron, atualmente predominante em Portugal.

A DGS já informou o Ministério da Saúde sobre a redução do período de isolamento profilático e que a operacionalização desta decisão técnica, devido à necessidade de atualização de normas e dos próprios sistemas de informação, será concluída no decorrer da próxima semana.

Durante o dia de ontem, a Madeira já tinha decidido reduzir para 5 dias o período de isolamento de infetados assintomáticos e de possíveis contactos. Nessa região, a necessidade de isolamento de contactos já vacinados com a dose de reforço foi simplesmente extinta.

Comparando a medida com outros países, os Estados Unidos da América também já têm o período de isolamento reduzido para 5 dias e o Reino Unido diminuiu o prazo de segurança para 7 dias em todos os utentes infetados que tenham a vacinação completa contra a Covid-19.

De acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americanos, a redução do período de isolamento está em sintonia com o facto das pessoas infetadas serem mais contagiosas dois dias antes e três dias depois de desenvolverem sintomas.

Regressando ao nosso país, a Ordem dos Médicos entende que a nova fase da pandemia exige procedimentos diferentes e adaptações, não vendo entraves à redução desse período, já que o contágio, ao acontecer no início da doença, não justifica tantos dias de isolamento. Já a Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública entende que a informação científica que suporta a redução dos dias de isolamento de doentes com Covid-19 “não é muito robusta“.

A identificação de novos casos Covid-19 em Portugal está a aumentar exponencialmente, com o dia de hoje a ser o terceiro consecutivo a bater novos máximos, com o registo de 28.659 casos nas últimas 24 horas.

A maioria dos novos positivos estão infetados com a variante Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com origem na África Austral, em novembro passado, já foram identificadas infeções Ómicron pelo menos em 110 países.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *