Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

16:00 16:05

Atual

Noticiário

16:00 16:05


Depois de passar nas escolas, os Gigantes Invisíveis estarão no Parque do Buçaquinho ao longo do fim de semana

Escrito por em 18/06/2021

A 6ª. Edição do Encontro Literário para os Mais Novos Leitores – Gigantes Invisíveis, levou a “Oficina Medonhos” a visitar as escolas do 1º. ciclo do ensino básico do Município de Ovar ao longo da semana, abrindo o apetite artístico e criativo dos mais novos e antecipando alguns dos workshop’s que as crianças poderão realizar neste fim de semana, de 19 e 20 de junho, no Parque Ambiental do Buçaquinho, em Cortegaça.

O evento é promovido pela Câmara Municipal de Ovar (CMO) e produzido pela Companhia Imaginar do Gigante, com o apoio da Junta de Freguesia de Esmoriz. Este ano, os Gigantes Invisíveis prepararam uma surpresa à margem da programação, que deixará uma marca no local. Sob a forma de uma exposição permanente, serão dados a conhecer painéis formados com os azulejos de plástico reciclado ilustrados pelos alunos do 4º. ano das escolas de Ovar, que responderam ao longo desta semana, ao desafio de usar como inspiração o Dia Mundial dos Oceanos.

Da “Oficina dos Medonhos”, resultarão perto de 280 azulejos pintados e assinados pelas crianças do município. A ilustradora do projeto, Bárbara Rocha, explica que as crianças estão a desenhar só com uma cor, pondo em prática o princípio de que se devem poupar os recursos disponíveis.

No Parque do Buçaquinho, durante o próximo fim de semana, o Encontro Literário tentará desconstruir a leitura na mente dos mais pequenos, a partir das artes. Contará com momentos de teatro, música, dança, oficinas para famílias e uma conversa entre o ilustrador convidado Marco Taylor e o escritor vareiro Carlos Nuno Granja. Juntará jornalistas, autores, público e crianças em dois palcos principais, dividindo as atividades entre a cafetaria do Parque Ambiental e os seus jardins.

Sábado | 19 de Junho

O primeiro momento dos Gigantes Invisíveis terá início às 15h30, com a história de teatro infantil “Dama de Pé de Mim” de Ana Madureira, acompanhada com música e movimento, num exercício em que as crianças são convidadas a interagir e a fazer parte do elenco.

Mais tarde, pelas 16h30, arrancarão em simultâneo quatro oficinas para toda a família, com quatro ilustradoras, quatro técnicas de desenho e quatro conversas para explorar, em mesas de sete a dez lugares.

A tarde encerrará com uma conversa, a partir das 18h30. Rita Pimenta, jornalista do Jornal Público e do Blog “letra pequena” e Andreia Amorim, do Gabinete de Apoio às Bibliotecas e à Leitura da Câmara Municipal do Porto, vão dissecar o tema “Escrever sobre os livros dos outros é mesmo difícil”.

Domingo | 20 de Junho

No domingo, pelas 15h30, sob o lema “Já falaste com um autor?”, o escritor e ilustrador Marco Taylor estará à conversa com Carlos Nuno Granja, escritor e programador de conteúdos literários do Festival Literário de Ovar (FLO), na cafetaria do Parque. Marco Taylor terá em destaque e em permanência, nos jardins do Buçaquinho, os painéis que ilustram as personagens dos seus livros infantis.

Pelas 17h30, o Parque do Buçaquinho será palco para o teatro e a dança do espetáculo “Como se Encontram as Perguntas”, de Pedro Saraiva. Esta atuação fará a ponte para uma Oficina de Filosofia para as Famílias com Joana Rita de Sousa, onde será mais fácil, em conjunto e em família, adivinhar as respostas.

Todas as atividades são de entrada gratuita e não necessitam de marcação prévia, contudo, a lotação dos espaços é limitada, estando condicionados ao cumprimento das regras da DGS, no âmbito do combate à pandemia Covid-19.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *