Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Horóscopos

11:10 11:15

Atual

Horóscopos

11:10 11:15


Durante o fim de semana a hora vai mudar. É o verão a chegar…

Escrito por em 26/03/2021

Neste domingo, 28 de março, entra em vigor o regime horário de verão, obrigando ao adiantamento de 60 minutos em todos os relógios, o que resulta no “desaparecimento” de uma hora.

Na madrugada de dia 28 (de sábado para domingo), passaremos para o regime sazonal do verão, pelo que, no Território de Portugal continental e da Região Autónoma da Madeira, quando o relógio marcar 1h00 deveremos avançar 60 minutos, passando para as 2h00.

Na Região Autónoma dos Açores, o relógio também é adiantado 60 minutos, contudo a mudança é realizada às 00h00, passando para 01h00.

Em conformidade com a legislação em vigor, o dia 28 de março implica o avanço de 60 minutos à hora legal em Portugal. Este regime manter-se-á até 31 de outubro, quando voltará a entrar o horário de inverno, invertendo a alteração.

Quando será a última mudança da hora?

Em março de 2019, a Comissão Europeia (CE) deliberou a abolição do regime bianual da mudança da hora. A decisão foi baseada numa consulta pública realizada a todos os Estados-Membros, em 2018, na qual 84% dos inquiridos afirmaram ser a favor de terminar com as mudanças sazonais.

Ficaria então ao critério de cada Estado-Membro escolher o regime da hora legal em que pretendia permanecer. Contudo, em 2019, o Parlamento Europeu entendeu que a mudança seria muito repentina, apontando o ano de 2021 para a entrada em vigor desta legislação.

Devido ao contexto pandémico que se iniciou em março de 2020 e ainda perdura, continua-se a aguardar a decisão do Conselho da União Europeia sobre este tema. A abolição das mudanças bianuais de hora só será possível depois de um acordo entre o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia.

O Estado Português já manifestou a sua preferência por manter o atual regime horário, com as mudanças sazonais, sendo essa decisão sustentada num relatório elaborado pelo Observatório Astronómico de Lisboa, realizado em setembro de 2018.

O Primeiro Ministro, António Costa, afirmou em entrevista à TVI, que o entendimento é de que “em Portugal, devemos manter este regime bi-horário, com hora de verão e hora de inverno. Não vejo razão para que se contrarie a ciência e se faça algo de forma discricionária“.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *