«É uma equipa de miúdos, mas isso não pode servir sempre de desculpa» – Milton Ribeiro
Escrito por AVfm em 01/12/2021
Chegou à Barrinha há menos de uma semana, mas Milton Ribeiro é já uma voz ativa quanto ao descontentamento pela forma atual do SC Esmoriz. O novo técnico da equipa leva dois jogos e outras tantas derrotas e, no rescaldo do desaire de 0-2 perante o Cucujães (jogo em atraso da 8ª jornada), em entrevista à Rádio AVfm, deixou declarações fortes visando o seus jogadores.
Para o treinador esmorizense, a exibição «não foi em nada o que estava à espera» e, do outro lado da barricada, Milton Ribeiro viu mesmo um Cucujães «muito mais competente.»
«Fomos completamente incompetentes naquilo que tinha sido o plano de jogo estruturado para esta partida. Tínhamos feito um bom jogo contra o Cesarense e hoje contava que a equipa desse uma resposta igual: não entramos mal, mas sofremos numa falha defensiva – a equipa já não estava bem nessa fase e pior ficou depois disso.»
As críticas do novo treinador do Esmoriz não param por aqui. Na sua visão, para lá do duelo perante os cucujanenses, há um paradigma que tem de mudar rapidamente no Estádio da Barrinha e a exigência sobre o jovem plantel tem de ser maior: «É preciso mais. Esta equipa é uma equipa de miúdos, mas isso não pode servir sempre de desculpa.»
«Estou com eles há 2 jogos e 3 treinos, mas tenho de repensar se posso ou não acrescentar alguma coisa à equipa – é preciso que percebem se podem, ou não, ter um treinador como eu. Já tenho alguns anos de experiência, passei por diversas equipas e em todas elas lutei para ser campeão, até chegando a ser campeão em algumas. […] Eu tenho um valor, o Esmoriz está a pagar-me esse valor e eu tenho de perceber se não me estão a pagar a mais em relação ao que posso oferecer ao clube.»
Milton Ribeiro admite estar «num contexto muito complicado, numa equipa que leva a terceira liderança em pouco mais de meia época, algo nada fácil para os jogadores», mas acrescenta que isso não é suficiente para justificar a 11ª (e penúltima) posição da tabela classificativa da Zona Norte do Campeonato SABSEG.
«Vamos ter de perceber se podemos dar algo a estes jogadores. Eles têm qualidade, mas falta qualquer coisa. Estamos a tentar mudar, mas eles também têm de querer cumprir porque, se não quiserem, eu não sou treinador para estar aqui a “passear” ou a fazer o clube gastar dinheiro.»
Na visão do técnico, o objetivo para o futuro não pode ser só o de salvar a equipa dos maus resultados e da descida de divisão: «Quando vim para cá nunca pensei em fazer meia época. Queremos iniciar um projeto e dar ao Esmoriz – que é um histórico e com anos de glória, inclusivamente nos Campeonatos Nacionais – o que o clube merece.»
Questionado acerca do dérbi do próximo domingo, onde encontrará a Ovarense, Milton Ribeiro não deixa margem para dúvidas e, não tendo visto créditos contra o Cucujães, pressiona a equipa a mostrá-los no Estádio Marques da Silva: «Devíamos ter dado uma resposta hoje, mas nem eu nem os meus jogadores saímos de campo com a cabeça erguida. No domingo, temos de responder, é uma obrigação do Esmoriz.»
O duelo entre Ovarense e Esmoriz terá relato de Pedro Silva e Rafael Correia na Rádio AVfm e nas plataformas online (site e Facebook) da emissora. O jogo está agendado para o próximo domingo, com início da programação desportiva a partir das 14H30.
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva
Entrevistas: Joel Magina
Áudio: Jaime Valente