Edição 2024 do ComCordas supreendeu no Centro de Arte de Ovar
Escrito por AVfm em 20/11/2024
No passado dia 9 de Novembro, o Centro de Arte de Ovar recebeu o XXIII ComCordas – Encontro Musical de Cordas, organizado pela Orquestra de Bandolins de Esmoriz.
Passava ligeiramente das 21h30, quando a sala de espetáculos de excelência do município, bem composta, aplaudiu a entrada do primeiro grupo no palco. Oriunda da região de Córdoba, Espanha, a Orquestra de Plectro de Espiel, presenteou o público com uma viagem pelo vasto repertório da música espanhola (e não só).
O grupo, que visitava o país irmão pela quarta vez, explicou que a última tinha sido num evento similar no Arquipélago da Madeira. Dessa experiência musical, resultaram também boas parcerias e amizades, incluindo com um músico português, João Pedro Ferreira, que escreveu uma obra para a orquestra espanhola. O regresso a solo português foi o mote para estrear essa obra, na presença do compositor.
Após a atuação do grupo convidado, foi vez da orquestra anfitriã subir a palco. A 23ª. edição do ComCordas contou com a interpretação da versão completa, pela primeira vez, da obra “PipAcústica’24”, que narra a história do vinho, desde a produção do pipo ao brinde final.
Esta peça celebra um conceito inovador – o Bandopipo, um bandolim com corpo de pipo, unindo duas marcas que tão dignificam a cidade de Esmoriz: a Orquestra e a Tanoaria, e que se destacou como instrumento solista.
Multidisciplinar, a interpretação contou com a participação de um pipo e de um tanoeiro e com a projeção de registos de fotografia e vídeo de Mário Lisboa e Carla Varanda, transportando-nos para o processo artesanal da tanoaria, ora para as belas paisagens das vinícolas.
Confira alguns instantâneos, pela lente de António Dias:
Reveja o espetáculo XXIII ComCordas, transmitido em direto pela Rádio AVfm:
[give_form id=”81006″]