Faixa Atual

Título

Artista


EFAPEL foi a Paredes, ao Campeonato Nacional de Estrada

Escrito por em 21/08/2020

De 14 a 16 de agosto decorreu mais uma prova do Campeonato Nacional de Estrada 2020. Acolhida no concelho de Paredes, contou com a presença da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, que conquistou boas colocações.

No dia 14 correu-se o Contrarrelógio Individual Elite (18,1km). No dia 15 foi a vez da Prova de Fundo Sub-23 Masculino (138,2km). A Prova de Fundo Elite Masculina (164,8km) ficou reservada para o dia 16.

Prova Contrarrelógio Individual Elite – 14/08, 14:30h, 18,1Km

A EFAPEL alinhou 4 atletas à partida, que teve início na Zona Industrial de Gandra e final no Kartódromo de Baltar, em Paredes. António Carvalho, Jóni Brandão, Sérgio Paulinho e Tiago Machado pedalaram contra o relógio.

A melhor classificação foi de Tiago Machado, na terceira posição com o tempo de 23h58, mais 13 segundos que o vencedor Ivo Oliveira (23:45min, UAE Team Emirates).

Jóni Brandão acabou a prova em 5º lugar, a 37s; António Carvalho em 11º lugar, a 53s e Sérgio Paulinho em 28º lugar a 3:03min.

Prova de Fundo de Sub-23 Masculino – 15/08, 14:30h, 138,2Km

No segundo dia, a prova de Fundo de Sub-23, teve partida e chegada na Zona Industrial de Gandra. A EFAPEL fez-se representar por Diogo Almeida.

A competir o primeiro ano no escalão Sub-23, tendo transitado do escalão Júnior para a equipa profissional da EFAPEL, o ciclista, embora com pouca experiência, “esteve ao nível da prova e dos restantes atletas e mesmo não terminando fez uma boa corrida e acompanhou o grupo principal na maioria das voltas ao circuito, que era bem exigente”, segundo Rúben Pereira, Diretor Desportivo da EFAPEL.

Prova de Fundo Elite Masculina – 16/08, 11:00h, 164,8km

A prova de Fundo Elite encerrou a competição, tendo partida e chegada na Zona Industrial de Gandra, como na prova anterior.

A representar a estrutura de Ovar, competiram nove atletas, nomeadamente o líder Jóni Brandão, António Carvalho, César Fonte, Luís Mendonça, Pedro Paulinho, Rafael Silva, Sérgio Paulinho, Tiago Antunes e Tiago Machado.

Jóni Brandão foi o melhor colocado da EFAPEL, terminando na quinta posição, com 04:04:33h, mais 28 segundos que o vencedor Rui Costa, inscrito pela UAE Team Emirate.

O segundo melhor classificado da EFAPEL foi Luís Mendonça, que conquistou a 11ª posição com 46 segundo de diferença do vencedor.

Foi uma corrida bem disputada e bastante rápida, com um percurso muito seletivo e que tentámos controlar da melhor forma, (…) Tentámos de várias formas inverter o resultado, mas não foi possível. Saímos de cabeça erguida e satisfeitos com o nosso trabalho

declarou Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL

Classificação da Prova de Fundo Elite Masculina:

  • 1.º Rui Costa (UAE Team Emirates), 04h04m05s
  • 5.º Jóni Brandão (EFAPEL), a 28s
  • 11.º Luís Mendonça (EFAPEL), a 46s
  • 18.º César Fonte (EFAPEL), a 02m45s
  • 20.º Rafael Silva (EFAPEL), a 02m45s
  • 31.º António Carvalho (EFAPEL), a 02m49s
  • 35.º Tiago Machado (EFAPEL), a 04m23s
  • Tiago Antunes (EFAPEL), não terminou a prova
  • Sérgio Paulinho (EFAPEL), não terminou a prova
  • Pedro Paulinho (EFAPEL), não terminou a prova

O Campeonato e a Pandemia Covid-19

A competição respeitou as normas de segurança sanitária recomendadas pela Direção Geral de Saúde e as definidas para a retoma das competições desportivas.

Os adeptos, presentes nas beiras da estrada, evitaram aglomerações e as zonas de partida e de chegada, não mantendo um contacto de risco com os ciclistas.

A Federação Portuguesa de Ciclismo transmitiu as provas em direto através do seu site, em www.fpciclismo.pt.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *