EFAPEL competitiva no 75.º Circuito de Getxo

Por em 04/08/2020

O dia 2 de Agosto marcou o regresso da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL às competições de fundo, ao alinhar no 75.º Circuito de Getxo – Memorial Hermanos Otxoa, em Espanha.

Tiago Machado, ciclista da EFAPEL, foi o 2º melhor português, classificando-se no 29º lugar da geral, com mais 51 segundos do que o vencedor da corrida, o italiano Damiano Caruso.

Inesperadamente, o fim de semana foi marcado por condições climáticas atípicas, com a chuva e a humidade a provocar várias quedas, um pouco por todo o pelotão. O azar bateria à porta de Rafael Silva e de César Fonte, atletas da turma de Ovar. Felizmente as quedas não foram graves e os atletas não necessitaram de assistência médica, embora César tenha sido forçado a abandonar a prova.

Foram 7 as voltas ao circuito, totalizando 177 km de prova, cumprida debaixo de chuva. Uma fuga com oito corredores, entre eles António Carvalho da EFAPEL, animou quase toda a jornada, até ao momento em que na última volta o grupo perseguidor comandado pelas equipas do World Tour a anulou. A chegada deu-se a “conta gotas”, após uma subida de 2 km a 9,1% que culminou no topo da estreante Pike Bidea, um Prémio de Montanha de 2.ª categoria. Os melhores classificados da EFAPEL foram Tiago Machado, que cruzou a linha em 29.º lugar e Nicolás Saenz, na 43.ª posição.

Na opinião de Rúben Pereira, diretor desportivo dos amarelos, “foi um dia com alguns azares”, devido ao estado do tempo, às quedas, a uma avaria mecânica na bicicleta de Luís Mendonça nos últimos quilómetros e ao nervosismo de todo o pelotão.

Mas, de forma global, hoje correu tudo bem e é um dia positivo, com a EFAPEL presente na fuga do dia, que tinha ciclistas com muita qualidade e o Tiago Machado a chegar no grupo principal

concluiu Rúben Pereira

Classificação Geral Individual Getxo – Memorial Hermanos Otxoa

  • 1.º Damiano Caruso (Bahrain-McLaren), com 04h11m09s
  • 29.º Tiago Machado (EFAPEL), a 51s
  • 43.º Nicolás Saenz (EFAPEL), a 02m44s
  • 68.º Rafael Silva (EFAPEL), a 09m00s
  • 69.º Luís Mendonça (EFAPEL), a 09m00s
  • 84.º Gerard Armillas (EFAPEL), a 11m05

Da EFAPEL não terminaram a prova António Carvalho e César Fonte


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST