Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

16:00 16:05

Atual

Noticiário

16:00 16:05


Elevados padrões de qualidade nas praias de Ovar com a época balnear à porta

Escrito por em 07/06/2020

Já era notório, em anos anteriores, um desfasamento nas datas de início da época balnear, conforme as várias regiões do País. Em 2020 as diferenças são ainda mais cavadas, muito por força da pandemia Covid-19 e da necessidade de implementação de novas regras.

No sul do país, a época balnear começou mais cedo, ao sexto dia de junho; enquanto as praias da zona centro, como Cantanhede, Figueira da Foz, Ovar, Aveiro, Ílhavo, Marinha Grande, Mira, Vagos e Pombal só irão iniciar a época balnear no próximo dia 20. Ainda mais tarde, a 27, é que as praias nortenhas, como Caminha, Esposende, Espinho, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Vila do Conde, Lourinhã e Vila Nova de Gaia, iniciarão oficialmente a época balnear.

Relativamente ao nosso Concelho, o fim da época balnear não é coincidente em todas as praias. Assim, no Areínho e no Torrão do Lameiro termina mais cedo, a 31 de agosto; enquanto em Cortegaça, Esmoriz, Furadouro e São Pedro de Maceda o período se estende até 20 de setembro.

Os Galardões da costa vareira

Todas as praias banhadas pelo mar do nosso Concelho (Cortegaça, Esmoriz, Furadouro, Torrão de Lameiro e São Pedro de Maceda) irão hastear a Bandeira Azul. A única exceção será a praia fluvial do Areínho, que se mantém à margem dos padrões necessários para a sua atribuição.

Mas há mais motivos de orgulho e de atração de veraneantes: Cortegaça, Furadouro e Esmoriz acumulam a distinção de “Praia Acessível”. Podemos e devemos ainda acrescentar o selo de “Qualidade de Ouro” às praias de Cortegaça, Furadouro e Torrão do Lameiro, distinção que garante a qualidade das suas águas.

Navegue nas próximas imagens para perceber melhor os requisitos cumpridos pelas nossas praias. Para mais informações clique aqui.

« de 3 »

O selo de “Qualidade de Ouro” é atribuído pela organização ambiental Quercus, que galardoou para o ano em curso 381 zonas balneares a nível nacional, das quais 110 na zona centro (68 costeiras, 40 interiores e 2 de transição); totalizando mais 17 do que o ano passado.

Confira no gráfico seguinte a distribuição de praias com a “Qualidade de Ouro” noutras zonas do País:


Fotos: Direitos Reservados
Infografias: Irina Silva
Texto: Irina Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *