Em 2022/23 como em 2021/22: Esmoriz GC mantém totalidade do plantel para a nova época
Escrito por AVfm em 05/09/2022
Com os trabalhos iniciados a 1 de Setembro, os seniores masculinos do Esmoriz GC já olham para a próxima temporada. A aposta do voleibol esmorizense cifra-se claramente na continuidade e, em 2022/23, para lá da renovação da equipa técnica às ordens de Bruno Lima, o plantel mantém-se exatamente igual àquele que alcançou o 4º lugar da Liga em 2021/22.
Um projeto marcado por um misto entre experiência e juventude, muito alicerçada pela qualidade inegável que os escalões de formação do clube têm proporcionado nos últimos anos. Assim, com 6 atletas formados em Esmoriz, são 12 os efetivos da equipa – havendo ainda espaço para que, à semelhança de outros anos, jovens Sub-21 ou Juniores possam ser incluídos nas convocatórias da equipa principal.
Bruno Dias e Bruno Santiago (distribuidores); Roberto Reis (capitão), Rafael Santos, Luís Moreira e João Francisco (zonas 4); Everton Almeida, José Pedro Andrade e Luís Aguiar (centrais); José Pedro Pinto (oposto); e Gonçalo Sousa e Pedro Ribeiro (líberos). São estas as opções para Bruno Lima, técnico de 45 anos, que terá Bártolo Amorim e Hélder Lourenço como treinadores adjuntos.
Com Roberto Reis e Everton Almeida a conferirem ainda muitas garantias nas suas respetivas posições, o Esmoriz vai cimentando outros atletas no panorama nacional. Rafael Santos e José Pedro Andrade, também titulares habituais no emblema da Barrinha, têm sido opções regulares na Seleção Nacional e ajudaram recentemente a equipa das quinas a qualificar-se para o Campeonato da Europa; Já José Pedro Pinto, Bruno Dias e Gonçalo Sousa continuam a bater às portas da Seleção (com consecutivas pré-convocatórias), o primeiro marcando a sua posição como um dos melhores pontuadores da Liga de há anos a esta parte e os dois últimos como dois dos jovens mais entusiasmantes das suas gerações.
A Liga UNA Seguros arranca em Outubro, no dia 8. O Esmoriz GC apadrinhará o regresso da Ala Nun’Álvares ao principal escalão nacional, recebendo o emblema de Gondomar em sua casa. De resto, nas duas primeiras jornadas, os esmorizenses encontrarão mesmo os dois recém promovidos, sendo que na segunda ronda jogam perante o GC Santo Tirso, a 15 de Outubro.
A primeira fase da Liga UNA Seguros disputa-se a uma volta de todos contra todos. A competição contempla 13 jornadas antes de dividir o grupo de participantes entre duas séries – uma com os 8 primeiros e a outra com as 6 restantes equipas.
O Esmoriz GC é, numa primeira fase, um claro candidato ao Top 8 português. Ainda assim, e tendo logrado, na temporada passada, uma acesso histórico à meia-final do campeonato, o desejo de repetir ou até melhorar o 4º lugar da classificação é, obviamente, uma realidade.
Benfica, Sporting e Fonte do Bastardo são, mais uma vez, os candidatos ao título português. O Esmoriz aparecerá numa segunda linha, onde outsiders como AA Espinho, SC Espinho e Leixões poderão ser também formações a ter em conta.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva