Current track

Title

Artist

Current show

Programa da Manhã

08:00 11:00

Current show

Programa da Manhã

08:00 11:00


Em março o Governo disponibiliza 2 testes de despiste à Covid-19 gratuitos por utente

Written by on 04/03/2022

Ao longo deste mês, o Governo mantém o regime excecional e temporário de comparticipação de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional.
Contudo, a oferta é reduzida para dois testes por utente.

Segundo o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, esta medida justifica-se pela nova fase da pandemia em que o país se encontra, acompanhando a evolução positiva da situação epidemiológica e o alívio das medidas de contenção da pandemia Covid-19.

Com a apresentação de teste de despiste ao SARS-CoV-2 com resultado negativo a deixar de ser necessária na maioria das situações, existe uma menor necessidade de testagem da população.


Relacionado:


Recorde-se que, em janeiro passado, esta medida previa a disponibilização de seis testes mensais gratuitos por utente, comparticipados na totalidade às farmácias e laboratórios aderentes. Desde o início deste mês, o valor da comparticipação dos TRAg passa a ser de 10€, refletindo os atuais custos associados à sua realização.

A medida, que disponibiliza dois testes por mês, é apenas uma componente de uma estratégia de testagem a nível nacional, não devendo ser confundida com a realização de testes de diagnóstico à Covid-19 (PCR ou TRAg) prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) a pessoas sintomáticas ou que contactaram com infetados.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *