Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Alegria de Viver

18:00 19:00

Atual

Alegria de Viver

18:00 19:00


Escola Nacional de Educação Não-Formal estreou-se em Ovar com 60 participantes

Escrito por em 03/12/2021

De 26 a 28 de novembro, o Município de Ovar recebeu a iniciativa pioneira do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), trazendo ao concelho vareiro dezenas de jovens líderes, técnicos de juventude, professores, organizações de juventude e autarcas de todo o país.

A primeira edição da “Escola Nacional de Educação Não-Formal” ocupou as instalações da Escola de Artes e Ofícios de Ovar. Proporcionou sessões de capacitação, workshops temáticos, jogos didáticos, debates e mesas redondas; levando cerca de 60 participantes a conhecer as características, os métodos e os princípios da educação não formal, que agora serão aplicados na educação dos jovens, nas organizações onde exercem funções.

Na sessão de abertura, estiveram presentes, entre outras entidades, um representante do Governo, outro do Instituto Português do Desporto e Juventude, o Presidente do Conselho Nacional de Juventude, João Pedro Videira e o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro.

Para Ruben Ferreira, vereador da autarquia com o Pelouro da Juventude, a realização deste evento em terras vareiras é o “resultado das diversas iniciativas de sucesso que a Câmara Municipal de Ovar tem implementado na área da Juventude, que lhe têm granjeado um enorme prestígio e que têm posicionado Ovar como uma referência das políticas de juventude no país”.

João Pedro Videira, Salvador Malheiro e Ruben Ferreira

Para João Pedro Videira, presidente do CNJ, a “educação é um pilar essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade”. Nos tempos modernos que vivemos, existem novos métodos de ensino-aprendizagem, nomeadamente através da aprendizagem entre pares e de modo não-formal, que estão gradualmente a assumir uma maior relevância.

O líder do CNJ considerou “muito importante” a realização da 1ª. Escola Nacional de Educação Não-Formal, reconhecendo que o evento disseminou “boas práticas de educação não formal por todo o país, dado o número e a origem dos participantes”.

Os testemunhos corroboram essa análise:

Fascinou-me perceber que os métodos da educação não formal também podem ter impacto em contexto de sala de aula

comentou uma professoras

Storytelling, Briefing, De-briefing e Brainstorming são conceitos que não aplicava e que agora levo para usar na minha organização

relatou outro participante

O CNJ é uma plataforma que congrega as organizações de juventude de âmbito nacional, abrangendo as mais diversas expressões do associativismo juvenil (culturais, ambientais, escutistas, partidárias, estudantis, sindicalistas e confessionais), sendo reconhecido pelo Estado enquanto parceiro para as matérias de políticas de juventude.
Já o Município de Ovar, escolhido para receber o evento em questão, foi distinguido como membro fundador da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude em fevereiro de 2021 e recebeu, em junho do mesmo ano, a Cimeira “Futuro do Associativismo e Juventude” da Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ).


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *