Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Antena Verde

11:40 11:45

Atual

Antena Verde

11:40 11:45


Escritora Glória de Sant’Anna dá nome à Escola Básica de Regedoura, em Válega

Escrito por em 31/05/2025

No passado dia 26 de maio, o Município de Ovar celebrou a atribuição do nome Glória de Sant’Anna à Escola Básica de Regedoura, em Válega.
Esta medida integrou as comemorações do centenário do nascimento da escritora e foi aprovada em reunião de câmara no passado mês de fevereiro e posteriormente autorizada pelo Ministério da Educação.

A cerimónia contou com as intervenções de Domingos Silva, presidente da autarquia, Nuno Gomes, Diretor do Agrupamento de Escolas de Ovar-Sul; Raúl Teixeira, Presidente da Junta de Válega; Ana Maria Ferreira, investigadora; e Inês Andrade Paes, familiar da escritora.
O momento contou ainda com uma singela homenagem protagonizada pelos alunos da Escola Básica, que conta agora com nome próprio: Glória de Sant’Anna.

O autarca Domingos Silva afirmou que esta homenagem pretende “não apagar no tempo a memória de uma das nossas melhores poetisas e escritoras”, assim como “aproximar os mais jovens da literatura e motivá-los a perseguir os seus sonhos e a contribuir para o engrandecimento do concelho, inspirados pelas personalidades vareiras de referência”.

Poetisa, escritora, jornalista, radialista e professora, Maria da Glória Fonseca de Sant’Anna Andrade Paes publicou 17 livros. Galardoada com o Prémio Camilo Pessanha, o seu legado é também celebrado com o Prémio Literário Glória de Sant’Anna. Nasceu em Lisboa a 26 de maio de 1925, viveu em Moçambique entre 1950 e 1974, sendo-lhe atribuído a criação da base de uma tradição de lirismo na poesia moçambicana, e fixou-se em Válega, a partir de 1975, onde continuou a sua obra literária, reconhecida em vários países. Faleceu em 2009.

Em 2014, a título póstumo, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Municipal Ouro, pela Câmara Municipal de Ovar e agora, em maio de 2025, foi-lhe concedido o título de patrona da Escola Básica de Regedoura, em Válega.


Fotos: Câmara Municipal de Ovar
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *