Esmoriz GC apresenta equipa feminina no Torneio da Barrinha
Escrito por AVfm em 28/09/2021
A equipa senior feminina do Esmoriz GC apresentou-se oficialmente aos sócios e adeptos no regresso do Torneio da Barrinha, competição amigável e de pré-temporada organizada pelos esmorizenses – que tinha sofrido um interregno desde 2019 devido ao período pandémico.
O conjunto orientado por Tiago Rachão, quase apostos para iniciar campanha no renovado Campeonato Nacional da II Divisão, recebeu em Esmoriz formações de nível elevado, nomeadamente do primeiro escalão português: em campo estiveram os emblemas do Boavista FC e CD Aves da Liga LIDL e o GC Santo Tirso, candidato aos lugares de topo da II Divisão.
Apesar de ainda não ter contando com a equipa completa, o 3º lugar obtido pelas esmorizenses no Torneio da Barrinha demonstra que ainda há arestas por limar mas também reafirma o potencial do grupo de trabalho, principalmente pela competitividade do Esmoriz GC em todos os duelos: foram registadas derrotas contra Boavista (1-3) e Aves (0-3) e vitória perante Santo Tirso (3-2).
Tradicionalmente talhada para um lugar de meio de tabela nos últimos anos, o Esmoriz GC fez um investimento forte no voleibol feminino e mune-se, esta época, de uma equipa que, teoricamente, lutará pelo topo da classificação do seu campeonato ou até pela subida de divisão ao principal escalão português. A aposta na juventude saída da formação continua a ser apanágio, mas desta vez complementada com algumas entradas de relevo e que darão outra tarimba ao conjunto da Cidade do Voleibol.
O plantel será composto por 18 atletas. A capitã Ana Raquel Silva, bem como Catarina Brenha, Cláudia Silva, Beatriz Oliveira, Nádia Soares, Daniela Rodrigues, Joana Silva, Inês Vitó, Ana Francisco, Renata Fernandes e Fédora Lucas renovaram os seus vínculos e continuam a fazer parte da equipa. Já Ana Vieira (ex-SC Espinho), Bárbara Rodrigues (ex-Porto Vólei), Matilde Moura (ex-SC Espinho), Carolina Marinheiro (ex-Porto Vólei), Matilde Moreira (ex-SC Espinho) e as angolanas – vindas do voleibol do seu país natal – Mimosa Faria e Nilda Matuca são os reforços para atacar 2021/22.
As distribuidoras Ana Vieira e Bárbara Rodrigues e a central Carolina Marinheiro regressam a Esmoriz para representarem o clube que as formou; por seu turno, e mesmo não sendo das escolas do Esmoriz GC, a zona 4/oposto Matilde Moura está de volta a uma casa que também já foi sua, depois de uma época no SC Espinho; Quem também chega dos Tigres da Costa Verde é a líbero Matilde Moreira, que já tinha trabalhado com o técnico Tiago Rachão em 2018/19; já Mimosa Faria (central) e Nilda Matuca (oposto) são as novidades estrangeiras do plantel, vindas de Angola.
O Campeonato Nacional da II Divisão tem começo agendado para o próximo dia 10 de Outubro e, na 1ª jornada, o Esmoriz GC recebe a formação do GDC Gueifães. A primeira fase da prova contempla a realização de 18 jornadas e irá apurar as equipas qualificadas para a Série dos Primeiros e para a Série de Manutenção, que se realizarão numa segunda etapa da temporada.
MASCULINOS TAMBÉM SE APRESENTARAM AOS SÓCIOS
À margem do Torneio da Barrinha, quem também se mostrou aos sócios e adeptos foram os Seniores Masculinos do Esmoriz GC. Depois de terem estado em excelente plano, no fim-de-semana anterior, num torneio particular em Espinho (ler notícia aqui), os comandados de Bruno Lima mantiveram a forma e venceram a AA Espinho por 3-0 (25-19; 25-19; 25-21) na apresentação oficial e perante uma composta bancada do seu pavilhão.
Recorde-se que a equipa masculina do voleibol esmorizense tem tido uma pré-temporada praticamente sem mácula, tendo vencido todos os encontros particulares que realizou. Os reforços para 2021/22 são apenas 3, Luís Moreira (ex-Ala de Gondomar), Pedro Ribeiro (ex-Leixões SC) e Lídio Guedes (ex-SC Espinho), pelo que a equipa mantém muitos dos automatismos que a levaram a sucessos como a conquista da Taça da Federação, na época passada.
A competição oficial arranca no próximo dia 5 de Outubro, com o começo da Liga UNA Seguros. O Esmoriz GC recebe o Leixões SC em sua casa e parte para o clássico do voleibol português sabendo que, do outro lado da rede, encontra uma das formações portuguesas que mais se reforçou ao longo do defeso.
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva