Esmoriz GC: Missão cumprida na antecâmara do “Jogo da Década”
Escrito por AVfm em 23/02/2021
O Esmoriz GC continua de armas e bagagens apontadas à meia-final do Campeonato Nacional de voleibol. Na antecâmara da resolução da Série dos Primeiros, com uma jornada dupla por cumprir, os comandados de Bruno Lima fizeram a sua obrigação vencendo o Castêlo da Maia GC, no sábado, e discutindo o resultado até ao último ponto contra o Sporting CP no dia seguinte, no Pavilhão João Rocha, casa dos leões.
Com dois jogos para fechar as contas, a equipa da Barrinha tem o quarto e último posto dos qualificados à mercê. Embora ocupe o 5º lugar da tabela com 18 pontos, o Esmoriz GC tem menos um jogo que o atual 4º classificado, SC Espinho, que está com 3 de vantagem.
Na próxima quarta-feira, o Esmoriz GC acerta o seu calendário, disputando no seu reduto o jogo em atraso perante o SC Caldas, equipa ainda sem vitórias na Série dos Primeiros e recentemente regressada de uma quarentena forçada devido à COVID-19. Se exercer o seu favoritismo e somar 3 pontos perante os leirienses, os atletas da Cidade Voleibol adiarão todas as decisões para a jornada 14, do próximo sábado, quando receberem o rival eterno SC Espinho numa autêntica final antecipada e naquele que pode já ser apelidado como o jogo mais importante da década.
Nos últimos anos, o Esmoriz GC tem ficado irremediavelmente arredado do playoff do título. Contingências orçamentais têm originado plantéis seniores menos capazes e mesmo que a formação continue a ser uma imagem de marca bem vincada para os lados da Barrinha, nem essa valência tem permitido ao Esmoriz GC regressar aos tempos de glória.
No entanto, desde a chegada da nova direção, presidida por António Guilherme Costa, que o panorama e objetivos da equipa têm mudado. Com a estabilidade de um técnico como Bruno Lima, que já vai no seu quarto ano ao leme dos seniores masculinos, e a inclusão de alguns dos maiores nomes do voleibol nacional, como são os casos dos de Roberto Reis, Hugo Ribeiro e Everton Almeida, o Esmoriz GC é uma formação com um excelente misto entre a experiência e a juventude.
Depois de um 6º, 7º e 5º lugar nos últimos 3 anos, o Esmoriz GC parece finalmente preparado para assumir uma candidatura séria aos lugares de disputa pelo título. E, embora continue a ser o maior outsider nessa luta, já venceu Sporting CP e AJ Fonte do Bastardo esta temporada, provando que tem capacidade para ser tão bom como os melhores de Portugal.
O dérbi diante o SC Espinho é especial e, mesmo que com menor obrigação de conseguir a vitória, o Esmoriz GC tem argumentos mais do que suficientes para que, na sua casa, o triunfo seja alcançado. Mesmo que os resultados recentes não sejam positivos contra os Tigres – duas derrotas em 2020/21 e apenas uma vitória nos últimos 5 jogos – perspetiva-se um jogo de tripla e um voleibol de alto nível dentro da quadra.
Recorde-se que a última presença do Esmoriz GC na meia-final do Campeonato Nacional remonta à já longínqua época de 2005/06, quando a equipa vareira alcançou o 3º lugar do Campeonato ultrapassando o SL Benfica por uma vaga no pódio. Na Taça de Portugal, a última Final 4 do Esmoriz GC é a da época 2007/08, onde caiu na meia-final contra o Vitória SC. Já nas provas europeias, a última presença foi na Top Teams Cup (atualmente denominada CEV Cup) de 2005/06, onde ficou em 3º numa poule de acesso disputada em solo croata e onde teve pela frente o Piacenza (Itália), Mladost Zagreb (Croácia) e o Posojilnica (Áustria).
Nos últimos 15 anos, com o voleibol senior arredado dos grandes palcos, o Esmoriz GC tem mantido a excelência na formação. Porém, e apesar dos 17 títulos nacionais que acrescentou ao seu palmarés desde 2005, entre camadas jovens, Seniores Femininas e Seniores Masculinos B, esta temporada poderá ser a de viragem dentro do clube. Num ano atípico e com uma dívida antiga por pagar, com as bancadas despidas e sem a receita da formação que está isolada devido às imposições do governo português, o crescimento do clube torna-se ainda mais assinável e é de louvar para os adeptos do voleibol em geral, para os esmorizenses e para todo o desporto do concelho de Ovar.
A Rádio AVfm tem acompanhado de perto o percurso do Esmoriz GC. Nos últimos 4 anos, esteve presente em dezenas de jogos das duas equipas seniores do clube, em desafios em casa e fora, sendo a única rádio do país a fazer relatos de voleibol regulares. Na presente Série dos Primeiros, já levou aos seus ouvintes 6 dos 12 jogos disputados pelo Esmoriz GC e estará também presente nas derradeiras jornadas disputadas no Pavilhão do EGC contra SC Caldas e SC Espinho.
No passado sábado, estivemos a acompanhar o jogo entre Esmoriz GC e Castêlo da Maia. No final da contenda, entrevistamos os técnicos intervenientes. Ouça as declarações:
Esmoriz GC x Castêlo da Maia GC
Campeonato Nacional I Divisão – Série dos Primeiros – 12ª Jornada
Resultado final: 3-0
Parciais: 26-24 | 25-18 | 25-23
Esmoriz GC: Afonso Reis, Rafa Santos (13), Everton Almeida (8), Pedro Henrique (11), Roberto Reis © (17), José Pedro Andrade (4), Hugo Ribeiro (L)
Jogaram ainda: Bruno Dias, Bruno Santiago, João Francisco (2)
Não utilizados: José Pedro Pinto, Frederico Baptista, Luís Aguiar, Gonçalo Sousa (L)
Treinadores: Bruno Lima, Tiago Rachão
Cast. Maia GC: Gustavo Figueiredo © (2), André Marques (12), Guilherme Menezes (3), João Alves (5), Bernardo Martins (13), José Belo (5), Diogo Gomes (L)
Jogaram ainda: Miguel Peixoto (L), Edgar Vitória, Tiago Matos (3)
Não utilizados: André Medeiros, João Neves
Treinadores: Nuno Abrantes, Tiago Carneiro
Melhor recebedor: Diogo Gomes (12 – 83% positivas)
Recebedor mais eficaz: Hugo Ribeiro (20 – 60% perfeitas)
Melhor atacante: Roberto Reis (17/28)
Atacante mais eficaz: Everton Almeida (6/8 – 75%)
Mais Ases: Gustavo Figueiredo (1/7)
Mais Blocos: André Marques (4)
MVP Rádio AVfm: Roberto Reis
Sporting CP x Esmoriz GC
Campeonato Nacional I Divisão – Série dos Primeiros – 13ª Jornada
Resultado final: 3-1
Parciais: 25-17 | 28-30 | 25-18 | 25-23
Sporting CP: Miguel Maia © (2), José Rojas (22), Victor Hugo (9), Paulo Victor (23), Robinson Dvoranen (12), Hélio Sanches (5), Gil Meireles (L)
Jogaram ainda: João Fidalgo (L), André Saliba, Renan Purificação (1), Bruno Alves
Não utilizados: Éder Levi, José Vinha, Hugo Vinha
Treinadores: Gerson Amorim, João Santos
Esmoriz GC: Afonso Reis, Rafa Santos (13), Everton Almeida (12), Pedro Henrique (6), Roberto Reis © (8), José Pedro Andrade (9), Hugo Ribeiro (L)
Jogaram ainda: Bruno Dias, Bruno Santiago (2), João Francisco (2), José Pedro Pinto (14)
Não utilizados: Frederico Baptista, Luís Aguiar, Gonçalo Sousa (L)
Treinadores: Bruno Lima, Tiago Rachão
Melhor recebedor: Gil Meireles (19 – 84% positivas)
Recebedor mais eficaz: Gil Meireles (19 – 58% perfeitas)
Melhor atacante: José Rojas (20/29)
Atacante mais eficaz: Victor Hugo (7/10 – 70%)
Mais Ases: Paulo Victor (2/11)
Mais Blocos: José Pedro Andrade (4)
MVP Rádio AVfm: Paulo Victor
Rogério Manuel da Costa lima Em 25/02/2021 em 5:26
Vamos campeões. Depois de uma época fabulosa ganhando ao fonte bastardo ganhando um set ao Sporting e outro ao Benfica tendo ,,23=20 contra este só temos de ganhar ao espinho sem complexos com calma garra e discernimento sem ansiedade.parabens ao professor Bruno lima Roberto reis Bruno matos José Pedro Pinto ao libero Hugo Ribeiro e Everton almeida.adorava ver o jogo ao vivo.sera que posso.solicito resposta.coragem e garra Malta.dr.rogerio lima.advogado
Rogério Manuel da Costa lima Em 25/02/2021 em 5:27
Aguardo retorno
Pingback:
Óscar Domingos Dias Ferreira Em 24/02/2021 em 2:45
Viagem fantástica, com partida do campo de saibro, junto ao antigo Patronato (onde muitos esmorizenses aprenderam as primeiras letras) e ascensão à divisão de elite. A escola/formação do Esmoriz Ginásio e a garra das suas gentes constituem um presságio de contínuas glórias. Pr’á frente, Esmoriz Ginásio!