Espetáculo “Segue-me à capela” vai integrar um coro formado na nossa comunidade
Escrito por AVfm em 15/05/2021
No âmbito do evento “Maio do Azulejo”, promovido pela Câmara Municipal de Ovar (CMO), estão a ser realizadas diversas atividades que pretendem destacar o município enquanto Museu Vivo do Azulejo. Assim, valorizar os patrimónios azulejar, arquitetónico, histórico e cultural, formando e sensibilizando os públicos são o ADN da iniciativa.
Uma dessas atividades será o concerto do coletivo “Segue-me à Capela“, projeto musical que usa a voz como único instrumento. O espetáculo final será apresentado no dia 28 de maio, às 21h00, no Palácio da Justiça de Ovar.
As criadoras de “Segue-me à Capela” não vão atuar sozinhas. Ananda Fernandes, Catarina Moura, Joana Dourado, Margarida Pinheiro, Maria João Pinheiro, Mila Bom e Sílvia Franklin, as mentoras do projeto, convidam a comunidade local a juntar-se a elas num coro, contribuindo na interpretação dos seus temas.
Recorrendo ao que nos chegou pelas mãos de Ernesto Veiga de Oliveira, Michael Giacometti, Judith Cohen, Alberto Sardinha, Gefac e tantos outros, ecoaremos com as nossas vozes os cantos monódicos e polifónicos de mulheres que integram o cancioneiro tradicional português.
explica o coletivo
Assim, antes do concerto, onde os formandos atuarão ao lado de “Segue-me à Capela”, haverá um período dedicado a ensaiar os cantares tradicionais portugueses que posteriormente serão interpretados. O grupo irá, numa perspetiva funcional, procurar que a comunidade se integre no coro, prometendo que, no reportório, também serão incluídos cantares típicos da nossa região.
Decorrendo sempre na Escola de Artes e Ofícios, os ensaios terão lugar nas seguintes datas e horários:
- 16 de maio, das 11h00 às 13h00
- 23 de maio, das 11h00 às 13h00
- 26 de maio, das 19h30 às 21h00
- 27 de maio, das 19h30 às 21h00
Para mais informações e inscrições poderão usar o email turismo@cm-ovar.pt.