Estala (novamente) o verniz entre AD Ovarense e Clube Albergaria
Written by AVfm on 16/01/2018
Não é preciso grande capacidade de análise para perceber que as relações entre AD Ovarense e Clube Albergaria têm vindo a azedar nos últimos anos. As disputas acérrimas dentro de campo dão muitas vezes lugar à troca de palavas pouco elogiosas entre elementos das duas direções.
Os mais atentos recordam ainda o caso da época passada que envolveu a cedência do passe de Rute Silva, atualmente jogadora alvinegra. Na altura, devido ao desentendimento entre os dois emblemas, a jovem atacante não conseguiu desvincular-se do Albergaria e foi obrigada a parar durante praticamente toda a temporada por não poder ser inscrita pela Ovarense.
Agora, na ordem do dia surge nova polémica, esta relacionada com a Taça de Aveiro Feminina.
O sorteio da prova distrital ditou que Ovarense e Albergaria disputassem os quartos de final no passado domingo, no Estádio Marques da Silva. Uma reedição da final dos últimos dois anos e um desafio de grande cartaz para os adeptos do futebol feminino.
Só que o jogo não se realizou. À hora marcada para o apito inicial, 10h30, apenas as equipas da Ovarense e de arbitragem estavam à boca do túnel. Do Clube Albergaria nem sinal, pelo que a equipa da Liga Allianz perdeu mesmo por falta de comparência, sendo atribuído o resultado de 3-0 a favor das vareiras.
Presente no local com dois repórteres, Joel Magina e Pedro Silva, a Rádio AVfm tentou chegar aos motivos que levaram à não realização do jogo. Aos microfones da nossa rádio, Paulo Campino, treinador das seniores femininas e presidente da Ovarense, reitera que o Clube Albergaria aceitou alterar um jogo da Liga Allianz para o mesmo dia da eliminatória da Taça, mesmo depois do sorteio e da data já terem sido definidos.
Segundo o dirigente, «houve contactos no final da semana para alterar o jogo da Taça, mas não havia datas disponíveis.» Paulo Campino lembra ainda que «o Albergaria tem uma formação grande» e que podia ter jogado no Marques da Silva com as júniores, rematando que «nunca colocaria o símbolo da Ovarense em risco ao não comparecer a um jogo.»
De facto, a Rádio AVfm sabe que o Clube Albergaria aceitou alterar a data previamente estipulada para o seu jogo da 13ª jornada da Liga Allianz, contra o A-dos-Francos. Numa primeira fase, a partida estava marcada para o passado sábado, dia 13 de Janeiro, tal como todos os outros jogos da ronda. Mas, efetivamente, jogou-se no domingo, dia 14 de Janeiro, data em que o Albergaria já tinha agendado o jogo contra a Ovarense.
Segundo os regulamentos oficiais, o período de descanso obrigatório entre jogos de futebol está estipulado em 15h (ao contrário das habituais 72h obrigatórias da 1ª Liga masculina). Assim, mesmo que o calendário do Albergaria ditasse dois jogos em dois dias, o sorteio da AF Aveiro não incorria numa irregularidade. Algo que ficou fora da questão assim que o conjunto da Liga Allianz alterou o seu jogo de campeonato para o mesmo dia da partida da Taça de Aveiro, não podendo assim desfrutar das 15h de paragem entre desafios.
A Associação de Futebol de Aveiro afirma que tentou mediar uma solução entre os dois emblemas, algo que não se proporcionou. No entanto, nas palavras do vice-presidente do Albergaria, José Carlos Bastos, «alguém falhou e não foi certamente a Ovarense nem o Clube Albegaria.»
José Carlos Bastos deixa no ar a promessa de que «vai levar este caso até às últimas consequências» e, na resposta a Paulo Campino, garante que o Albergaria «joga contra Braga e Sporting na Liga Allianz e não entra em campo nem vencedor nem derrotado.»
Sobre possíveis datas em que o jogo poderia ter-se realizado, o vice-presidente dos de Albergaria-a-Velha convida os interessados a analisarem os calendários de Albergaria e Ovarense e a tirarem as suas próprias conclusões.
Um caso que promete ainda fazer correr muita tinta e que a AVfm continuará a acompanhar com a devida imparcialidade.
Ouça as entrevistas de Pedro Silva a Paulo Campino e a José Carlos Bastos:
- Declarações AD Ovarense | Paulo Campino:
- Declarações Clube Albergaria | José Carlos Bastos (no programa «Passe de Letra»):
Ouça também o programa «Passe de Letra», onde todo este caso foi analisado por Helder Ferreira, Joel Magina e Pedro Silva:
- «Passe de Letra» | 15 de Janeiro:
Veja ainda o retrato da manhã do domingo passado, onde o futebol não se jogou no Estádio Marques da Silva:
Fotos: António Silva
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente
Pingback: