Estarreja e Ovar subiram ao pódio do Concurso Miss Samba TUROL ’22 em noite de celebração
Escrito por AVfm em 03/03/2022
Na noite de sexta-feira de Carnaval, 25 de fevereiro, a TUROL Club Danceteria, em Albergaria-a-Velha, mostrou ter capacidade para “sair da caixa”, tendo organizado de forma exemplar uma noite dedicada ao Samba, nas suas várias vertentes artísticas.
A iniciativa deu palco a músicos, ritmistas, compositores e bailarinas. Com performances ao vivo, o momento alto da noite passou pelo Concurso Miss Samba TUROL ’22, que conseguiu reunir representantes das várias Escolas de Samba da região. Ovar disse presente, com todas elas a contribuir, ajudando a dar brilho ao magnífico espaço de diversão noturna que é a TUROL.
A ideia partiu de um vareiro. Manuel Simões é desde há algum tempo o responsável pela parte técnica de som e luz da TUROL. Percebendo por um lado o potencial do espaço e observando por outro que as Escolas de Samba da região passariam mais um ano sem desfilar, por força da Covid-19 e das medidas que a combatem, começou a desenhar na sua cabeça um evento que pudesse agregar numa só noite o Samba e os seus amantes de toda a região.
Tendo obtido o apoio da proprietária da Danceteria, Manuel Simões focou-se durante semanas no desenho de uma iniciativa que foi crescendo à medida que foi movendo montanhas, acabando por ser um belo exemplo de bem querer fazer. Nesse percurso, foi bem secundado pelo músico Nuno Bastos que, acreditando na mais valia do projeto, se acabou por associar ao mesmo. E se um bem pensa, dois melhor executam: na sexta-feira a TUROL foi um espaço de celebração do Samba, de encontro de amigos, de alegria e, porque não, de uma saudável rivalidade!
A noite festiva abriu com a banda Toque Social que, ao longo de um concerto de mais de uma hora, desfilou temas vindos do lado de lá do oceano, com a enorme plateia e pista de dança a serem preenchidas à medida que o tempo ia avançando. Dispensando apresentações, foram competentes e souberam adequar o seu espetáculo ao que estaria ainda para vir.
Num alinhamento sem falhas, foi tempo do competente MC Sérgio Nunes tomar as rédeas do evento, iniciando-se o tão esperado concurso.
Presente numa lateral do palco, foi convocado o júri, formado por cinco elementos:
- André Seixas – Ritmista, de Ovar,
- Phelipe Ferreira – Músico e compositor, conhecido pelo nome artístico Maninho,
- Sueli Oliveira Recacho – proprietária da Danceteria TUROL,
- António Loureiro – Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha,
- Nuno Quinta Velha – conhecido Folião e antigo Rei do Carnaval de Estarreja.
Do lado oposto, instalou-se o suporte musical e rítmico, que acompanhou todas as candidatas a Miss Samba da noite. Em palco, Nuno Bastos, sempre acompanhado do seu cavaquinho, deu voz aos temas. Ao nível da pista de dança, a bateria (formada por elementos das várias Escolas de Samba dos concelhos de Ovar, Estarreja e Albergaria-a-Velha) deu o ritmo necessário para as concorrentes terem “o Samba no pé”!
Seguiram-se as apresentações das 15 concorrentes!
Daniela Santos | Os Morenos
A primeira participante preencheu a danceteria com os tons de azul. Daniela Santos faz parte do Grupo de Samba Os Morenos, de Estarreja.
Fabiana Bastos | Charanguinha
A concorrente seguinte a desfilar foi Fabiana Bastos, elemento da Escola de Samba Charanguinha, de Ovar, espalhando a cor roxa por toda a sala.
Catarina Tavares | Juventude Vareira
Continuando com talentos vareiros, a terceira sambista a desfilar, Catarina Tavares, faz parte da Escola de Samba Juventude Vareira.
Ana Montenegro | Trepa Coqueiro
Voltando ao concelho vizinho, foi a vez de Ana Montenegro brilhar, levando as cores da Escola de Samba Trepa Coqueiro para cima de palco.
Filipa Resende | Vai Quem Quer
A quinta participante foi Filipa Resende, sambista da Escola de Samba Vai Quem Quer, também de Estarreja.
Cátia Soares | Os Morenos
Foi a vez de Cátia Soares desfilar. Regressando com os tons azuis ao palco, os Morenos, de Estarreja, tiveram a sua segunda representação.
Viviana Proença | Costa de Prata
A sétima concorrente foi Viviana Proença, em representação da Escola de Samba Costa de Prata, de Ovar.
Cláudia Duarte | Trepa Coqueiro
Sem penas e plumas, mas com um fato igualmente elegante, a oitava concorrente deslocou-se de Estarreja. Sambista da Trepa Coqueiro, Cláudia Duarte deslizou pelo palco.
Liliana Pastor | Vai Quem Quer
Liliana Pastor foi a nona participante. Também de Estarreja, foi o segundo elemento da Vai Quem Quer a atuar.
Patrícia Conde | Charanguinha
Voltando ao Samba de Ovar, a Charanguinha viu uma segunda representação subir ao palco, nomeadamente Patrícia Conde.
Daniela Filipa | Unidos de Vila Régia
Seguiu-se a prestação de Daniela Filipa, sambista da Escola de Samba Unidos de Vila Régia, de Albergaria-a-Velha.
Liliana Rodrigues | Juventude Vareira
A décima segunda candidata foi Liliana Rodrigues, segundo elemento da Juventude Vareira a subir ao palco da TUROL.
Andreia Soares | Unidos de Vila Régia
Os locais albergarienses voltaram a estar representados, desta vez com a atuação de Andreia Soares.
Fátima Cirne | Tribal
A penúltima atuação foi de Fátima Cirne, representante da Escola de Samba Tribal, de Estarreja.
Karina Souza | Kan Kans
A décima quinta e última atuação foi de mais uma sambista de Ovar. Karina Souza, sambista da Escola de Samba Kan-Kans fechou o concurso.
Após as apresentações em palco de todas as concorrentes, os jurados tiveram a (muito) difícil tarefa de destacar as melhores entre as melhores. O Concurso revelou que a pandemia não baixou a fasquia da qualidade a que as Escolas de Samba da região nos habituaram, sinónimo também de uma vontade férrea de abraçar da melhor maneira o regresso à normalidade.
Enquanto se deliberava nos bastidores, a festa continuou no palco e na pista de dança. Foi tempo do vareiro Américo subir ao palco com a sua voz e saber. Acompanhado de alguns músicos do seu Grupo Papo de Samba, preencheu o espaço de alegria e interação com o público. Seguiu-se Nuno Bastos, agora já com a sua banda de suporte a acompanhar. Duas ou três músicas após o início da sua atuação, uma pausa para o anúncio das classificações!
E foi com pompa e circunstância (merecidas) que foi feito o anúncio das três Sambistas melhor classificadas, que mereceram um destaque e prémios especiais, para lá das lembranças de participação a que todas tiveram direito. Foi a seguinte a ordenação do Concurso Miss Samba TURAOL ’22:
- 1º. lugar: Filipa Resende | Vai Quem Quer – Estarreja,
- 2º. lugar: Liliana Pastor | Vai Quem Quer – Estarreja,
- 3º. lugar: Patrícia Conde | Charanguinha – Ovar.
A TUROL Club Danceteria é o maior espaço do tipo da Península Ibérica. Situada na Zona Industrial de Albergaria-a-Velha, dispõe de fácil acesso através das vias rápidas. Funciona todos os fins de semana e tem capacidade para reunir mais de 2.000 pessoas em eventos que podem ser de todo o tipo. Equipada com som e luz de boa qualidade, é um espaço decorado com bom gosto, com uma equipa focada em proporcionar boas experiências aos seus Clientes. Com um palco de muito boas dimensões, pode albergar todo o tipo de concertos, sendo um local verdadeiramente multifuncional que, para além do espaço disponível para os Clientes, dispõe de excelentes condições para receber artistas e convidados especiais na sua Zona VIP.
Relativamente ao evento que presenciamos, damos nota máxima à organização cuidada e de difícil concretização, desde logo por se tratar de uma iniciativa diferente, com muitos participantes e realizada inteiramente ao vivo. Se falhas houve, não nos apercebemos de nada e só temos a agradecer a forma gentil, até generosa, como receberam a nossa equipa de reportagem!
[give_form id=”81006″]