Estarreja tem nova rede de transportes urbanos
Escrito por AVfm em 01/02/2022
A rede “Estarrejabus – Transportes Urbanos de Estarreja“, operada pela Transdev, iniciou hoje, 1 de fevereiro, a sua atividade, dotando o Município de Estarreja de uma solução económica de transporte.
O novo serviço de transporte público de passageiros foi apresentado no Salão Nobre da Câmara Municipal, num momento que antecedeu a viagem inaugural da Estarrejabus, percorrendo o circuito urbano.
A rede é baseada em sete linhas diferentes, sendo duas fixas e cinco variáveis, uma para cada dia útil, distribuindo dessa forma o serviço por várias localidades. Assim, de segunda a sábado está disponível um circuito urbano, EstarrejaBus – Centro e de segunda a sexta-feira há um outro com o EcoParque como destino, EstarrejaBus – Ecoparque, com o objetivo de levar os trabalhadores à zona industrial, com um horário de manhã e outro à tarde. Os percursos variáveis são os seguintes:
- EstarrejaBus – Linha 2 – Veiros e Póvoa de Baixo – Segunda-feira
- EstarrejaBus – Linha 3 – Pardilhó – Terça-feira
- EstarrejaBus – Linha 4 – Fermelã, Canelas, Salreu – Quarta-feira
- EstarrejaBus – Linha 5 – Santo Amaro, Santiais, Areosa – Quinta-feira
- EstarrejaBus – Linha 6 – Avanca – Sexta-feira
Há localidades menos populosas, onde a rede ainda não passa regularmente, sendo contudo possível que os moradores possam usufruir do serviço, fazendo um pedido prévio, no dia útil anterior ao da viagem até às 15h00. Para o efeito, deverão ligar para os números 925 651 608 ou 234 840 600.
Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, considera que o serviço Estarrejabus “vem responder às necessidades da população”, complementando o serviço de transporte público regular já existente, com menos disponibilidade de mobilidade para locais mais afastados. O edil quer melhorar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, equipamentos coletivos e atividades económicas.
A pensar nas pessoas que, por razões económicas, de idade, ou outras situações pessoais, não têm acesso a outros meios para realizar as suas deslocações
justificou Diamantino Sabina
José Portelada, Diretor de Operações da Transdev Portugal, admitiu que a criação e aplicação da nova rede de transportes públicos “implicou um elevado grau de cooperação com a autarquia”, uma vez que obrigou a um levantamento e estudo das reais necessidades de mobilidade da população do concelho.
Não há dúvidas de que este serviço é uma mais-valia para os estarrejenses e vem conferir uma melhor qualidade de vida aos munícipes.
garantiu José Portelada
Para estimular a utilização e promover a adaptação dos cidadãos ao novo serviço, todas as viagens serão inteiramente gratuitas até ao dia 14 de fevereiro.
A partir daí, cada deslocação terá o custo único de 0,50€.
Os portadores dos cartões Jovem e Sénior, que apresentem o respetivo documento, verão o preço de cada viagem descer para metade.
[give_form id=”81006″]